Tecnologia nas oficinas: como ela pode auxiliar a gestão do seu negócio? - Ultracar

Tecnologia nas oficinas: como ela pode auxiliar a gestão do seu negócio?

A tecnologia, seja sua oficina de funilaria, pintura, mecânica ou um auto center, vai te ajudar para uma boa gestão, o que fará o “motor” alavancar para alcançar o sucesso. Tendo isso em mente, já fica bem mais fácil alcançar a concorrência e se colocar no mercado com vantagem competitiva. Mas o que é ter uma boa gestão?

Uma boa gestão é resultado de um processo contínuo, que depende do desenvolvimento de processos e atividades diárias da oficina, além dos projetos de melhoria e de expansão. Afinal, você não quer ter um negócio pequeno e limitado para sempre, não é mesmo?

Neste artigo, iremos te explicar a importância de investir em uma gestão eficiente e como a tecnologia se torna grande aliada neste sentido. Para saber mais, continue lendo este artigo e entenda como levar seu negócio ao patamar que você deseja!

O que é gestão?

A gestão é uma forma de administrar e organizar seu negócio. Existem diversos tipos de gestão, e cada um deles é focado em uma área da sua empresa. Dessa forma, é possível desenvolver cada parte dela de acordo com suas necessidades específicas, com metodologias e técnicas diferentes.

Por exemplo: a gestão financeira é baseada no controle das finanças do negócio. Portanto, ela é voltada para o controle do fluxo de caixa, como entradas e saídas, dívidas, lucros, despesas, custos etc.

A gestão de pessoas, por sua vez, é um tipo de gerenciamento voltado para o desenvolvimento do capital humano da empresa. Sem funcionários seu negócio não existe, mas com funcionários mal gerenciados ele pode te dar muito mais trabalho do que você imagina!

Ou seja, o termo gestão é bastante amplo e também necessário. Ao administrar uma oficina você já está desenvolvendo um tipo de gestão, mesmo não tendo tanta consciência disso. Então o melhor a se fazer é entender como aprimorá-la!

Leia mais: Descubra o poder da gestão na oficina clicando aqui

Como ser um bom gestor para sua oficina?

Oficinas são locais nos quais diversas atividades acontecem ao mesmo tempo. Ou seja, o pátio pode se transformar numa verdadeira bagunça se não for bem administrado. Portanto, o primeiro passo é organizar os processos internos para que tudo esteja sob controle, reduzindo desperdício de tempo e matéria-prima.

O segundo passo é investir fortemente nos seus funcionários. Eles precisam ser capacitados para conseguir atender às demandas dos clientes e torná-los fidelizados. Afinal, não adianta nada sua oficina possuir uma ótima estrutura, boas ferramentas e profissionais desqualificados.

O terceiro passo é ter bons fornecedores. Você precisa ter contatos de confiança para qualquer necessidade que seus clientes possam vir a ter, e eles precisam ser rápidos! Ou você vai deixar com que sua clientela procure outra oficina porque a sua não tem determinada peça ou serviço de prontidão?

O quarto passo que engloba diversos outros que poderíamos citar aqui é ter uma visão estratégica da empresa. Diante de todos os aspectos e peculiaridades da sua oficina e da rotina que está atrelada a ela, ter um olhar estratégico te dará um diferencial competitivo para estar sempre à frente.

Como a tecnologia nas oficinas pode ajudar na sua gestão?

Que a tecnologia está presente para ajudar você já sabe! Mas você realmente conhece o poder dela na sua oficina? Bom, vamos por partes. A tecnologia pode ser útil em diversos aspectos, desde o uso de aplicativos até sistemas de gestão mais robustos.

Com os sistemas de gestão, como o da Ultracar, é possível aumentar a produtividade da empresa de forma simples e intuitiva. Ao organizar todos os dados e informações importantes da sua oficina em um só lugar, no qual você pode ter acesso de onde estiver (afinal, o serviço em nuvem é essencial nos dias de hoje!), você pode gerenciar seu negócio como se estivesse no pátio o tempo todo.

Você consegue fazer a gestão financeira acompanhando as movimentações do caixa em tempo real, além de manter seu estoque controlado e sempre atualizado. Sim, você não precisa ir até o estoque para ver se determinada peça está em falta!

Além disso, você tem controle total dos seus clientes e de seus pedidos, além de saber quais são as ordens dos serviços, orçamentos e muito mais. E, para finalizar, com os relatórios gerados pelo sistema você consegue tomar decisões estratégicas, sempre baseadas em dados.

Ainda não está convencido da importância da tecnologia em sua oficina? Então clique aqui e tenha acesso gratuito a 15 dias do sistema da Ultracar com todas essas funcionalidades inclusas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *