Técnica pomodoro na oficina: conheça este método e suas vantagens

Técnica pomodoro na oficina: conheça este método e suas vantagens

A técnica pomodoro é uma das formas de melhorar a gestão de tempo, melhorar a produtividade e qualidade do trabalho dentro da oficina! Leia este conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

Uma oficina mecânica tem diversos desafios para funcionar bem, e um deles é a gestão de tarefas.

Isso porque é comum no mercado ver negócios que não possuem processos e metodologias bem definidas e apenas cumprem com as demandas que surgem. E isso é muito perigoso no longo prazo!

Se sua oficina passa ou já passou por isso, aplicar a técnica pomodoro é um bom começo para acabar com este problema! 

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro, também conhecida como método pomodoro, é aplicada para melhorar o gerenciamento do tempo.

Desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, ela é baseada no princípio de que trabalhar em períodos de 25 minutos seguidos por 5 minutos de descanso é mais produtivo do que trabalhar por longos períodos de tempo sem intervalos.

A técnica pomodoro pode ser usada para qualquer tipo de tarefa e a cada dia que passa conquista mais adeptos.

Como aplicar a técnica na oficina?

Comece trabalhando na sua tarefa por 25 minutos. Depois de 25 minutos, pare e descanse por 5 minutos. Após os 5 minutos de descanso, volte a trabalhar na sua tarefa por mais 25 minutos. Continue repetindo este ciclo até que a tarefa esteja completa. Este é o ponto mais importante.

Por exemplo, foque 25 minutos na gestão fiscal da oficina, depois faça uma pausa de 5 minutos para um café e repita o feito até concluir a atividade.

O método se aplica a qualquer área da oficina, sem exceções. Na prática é feita assim:

  • 1. defina a tarefa que precisa ser feita.
  • 2. configure o temporizador para 25 minutos;;
  • 3. comece a trabalhar na tarefa e continue até o temporizador bater;
  • 4. depois de 25 minutos, pare de trabalhar e descanse por 5 minutos;
  • 5. volte a trabalhar na tarefa por mais 25 minutos e continue assim até que a tarefa esteja completa;
  • 6. após cada 4 ciclos (ou seja, após 100 minutos), tire uma pausa de 15 a 20 minutos.

exemplo da técnica pomodoro

 

Benefícios da técnica pomodoro na oficina

Você sabe como aplicar a técnica pomodoro na oficina, mas quais são os principais benefícios práticos dela? 

  • aumenta a produtividade da oficina:  você se concentra em uma única tarefa por um curto período de tempo e, em seguida, descansa antes de voltar ao que estava fazendo. Isso significa que você não fica cansado mentalmente e consegue manter o foco por mais tempo;
  • melhora a qualidade do trabalho: ela facilita a concentração e em decorrência disso as chances de erros são menores, o que melhora o resultado da atividade feita;
  • diminui o estresse: com períodos regulares de descanso, evita-se o acúmulo de estresse que costuma resultar em baixa produtividade e insatisfação.

Como potencializar a técnica?

Antes de tudo, o método pomodoro só irá funcionar de fato se a oficina for organizada e o gestor delegar bem as tarefas para cada colaborador. Este é o ponto zero.

Depois, é interessante destacar que ela é adaptável à realidade de cada pessoa, aumentando ou diminuindo o tempo de trabalho/descanso.

Além disso, ferramentas e técnicas avançadas de administração, como um sistema de gestão para oficinas e automação de tarefas são perfeitos para potencializar o método pomodoro, pois garantem que o trabalho flua com ainda mais assertividade e facilidade nas tomadas de decisão.

Por fim, levando em consideração todos esses fatores, o método pomodoro pode ser aplicado na oficina e é uma excelente caminho para alcançar bons resultados. Não à toa, a cada dia que passa ela ganha mais seguidores de diferentes áreas.

Está pronto para aumentar a produtividade do seu negócio? Então conheça as principais funcionalidades de um software de gestão para oficinas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.