O que é Regimento Interno e como usá-lo em sua oficina? - Ultracar – Sistema de gestão completo para oficinas automotivas

O que é Regimento Interno e como usá-lo em sua oficina?

Organização, padronização e transparência são os pilares mais sólidos de qualquer grande empresa. Existe um motivo claro para isso. Quanto maior é o negócio, mais difícil é controlá-lo no caso a caso, no um a um.

Assim, para gerir uma empresa eficientemente é necessário criar padrões, evitando, assim, a necessidade de ter que repetir e discutir a mesma coisa várias e várias vezes, uma vez para cada membro da equipe.

Uma das formas de concretizar isso é por meio do Regimento Interno da sua oficina.

O que é o Regimento Interno?

O Regimento Interno é um compilado de tudo o que você e sua equipe precisam saber para trabalharem em harmonia na oficina. Ele reúne as regras de conduta, visão, missão e valores do negócio, código de ética, regras para hora extra, jornada de trabalho e várias outras informações úteis.

A proposta do Regimento Interno é que ele seja um guia sobre os processos internos e o funcionamento da instituição, bem como o que é esperado de cada colaborador.

Qual é a sua importância na oficina?

O Regimento Interno é uma ferramenta de gestão importante, uma vez que ela padroniza e delimita tudo o que acontece dentro da sua empresa. Com ele, seus funcionários poderão saber exatamente como funcionam as férias, pedidos de folga, avaliação de desempenho, definição de metas, código de vestimentas etc.

Ao adotar um Regimento na oficina você mostra para sua equipe que todas as pessoas ali estão sob as mesmas orientações. Todos têm as mesmas cobranças e os mesmos direitos.

Assim, o Regimento Interno contribui principalmente com três pontos na gestão:

  • dá embasamento para a conversa com os colaboradores. Afinal de contas, uma vez que tudo está escrito o seu funcionário não pode dizer, por exemplo, que atendeu o cliente da maneira “X” porque não sabia ser incorreta;
  • sobra tempo para gerir a oficina, já que todas as informações que sua equipe precisa estão no Regimento Interno;
  • sua equipe sabe como agir e começa a procurar o gestor apenas em situações realmente necessárias e urgentes.

Como criar um Regimento Interno?

No final deste texto disponibilizaremos um modelo completo de Regimento Interno para você usar em sua oficina. Mas… calma! Vamos falar um pouco sobre a criação desse documento. Assim, quando você fizer o download do nosso modelo, será mais fácil preenchê-lo. Dito isso, o que precisamos colocar no Regimento?

Bom, vamos pensar…

Esse documento tem uma função, padronizar os processos internos, a identidade e regras de conduta da sua oficina, correto? Dentro desse modelo, tudo o que você acredita ser importante pode ser personalizado — sempre respeitando as decisões do sindicato, é claro.

No documento precisam estar presentes alguns itens, como:

  • identidade organizacional (missão, visão, valores, marca etc.);
  • cláusulas de obrigações e restrições (uso de uniformes, normas sobre faltas e atrasos, licenças de trabalho etc.);
  • sanções para descumprimento das normas do Regimento Interno (advertência verbal, advertência escrita, suspensão e demissão, por exemplo).

Como colocá-lo em prática?

Para colocar o Regimento Interno em sua oficina, primeiro você precisará imprimir o material e entregar um para cada pessoa da sua equipe. O ideal é que todos tenham uma cópia e fique pelo menos uma na oficina.

Feito isso, deixe que sua equipe tenha tempo de ler as mudanças, mas já na entrega do Regimento marque uma reunião para explicar o conteúdo daquele texto e que mudanças sua equipe pode esperar de agora em diante.

Durante a reunião, deixe claro como funciona um Regimento Interno, qual sua função e como os funcionários deverão utilizá-lo.

Por fim, redija um termo de aceite e leve para que sua equipe assine. Desse modo, seus colaboradores estarão declarando ciência sobre o que está escrito no Regimento Interno e precisarão respeitar o que está escrito ali.

Terminada essa parte introdutória, agora é com você: dê o exemplo, siga o Regimento, tome suas decisões com base nele e sempre que contratar alguém entregue uma cópia do documento e colha a assinatura no termo de aceite.

Modelo de Regimento Interno

Como prometido, é o momento de disponibilizar o modelo de Regimento Interno que nós, da Ultracar, desenvolvemos para você. Mas atenção! Esse é apenas um modelo. Portanto, acrescente informações para ficar com a “cara” da sua oficina.

download regimento interno para oficina

Crédito da imagem: jcomp / Freepik.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.