Reaprender é um processo de gestão

Você proprietário de oficina já pensou porque é tão difícil reaprender as coisas em nossas vidas? Já conseguiu pensar que reaprender está diretamente ligado com atitude e, exatamente por isso, depende exclusivamente de cada um de nós? E dentro deste contexto, fica a pergunta: reaprender o que nesta altura de nossas vidas?

Nossa vida pessoal e profissional é um eterno aprendizado, e como proprietários de empresas, para buscar uma melhoria constante precisamos reaprender a ser um bom patrão e um bom profissional. Temos que reaprender a ler manuais, jornais e revistas do nosso setor e do nosso dia a dia. É fundamental que reaprendamos a ler livros e a estudar para investirmos em nós.

Reaprender é um processo de gestão

Mudamos sempre, a cada instante.

Mudamos de opinião, de trabalho e muitas vezes somos influenciados a mudar nossos hábitos pela mídia, porém isso nem sempre é reaprender. Reaprender é mudar e permanecer na mudança.

O processo de mudança (lembrem-se que mudança não é projeto, mudança é processo) pode ser com maior ou menor velocidade e depende exclusivamente da vontade de cada um, ou seja, da decisão pessoal de querer mudar.

Mudar é rever nossos conceitos de que sempre estamos certos e somos os donos da razão.  Mudar é pararmos naquele momento mais complicado de nosso dia e darmos uma respirada mais funda, pensar naquilo que estamos fazendo ou queremos fazer, para então decidirmos qual a melhor atitude que tomaremos. Não mais pelo impulso do momento.

 

Ainda faz o controle da sua oficina a mão e usando planilhas? Teste o Ultracarweb gratuitamente e automatize a sua oficina! 

 

Mudar é fácil, mas permanecer na mudança é difícil.

Normalmente temos facilidade em perceber as mudanças, mas encontramos dificuldades quando vamos fazer (executar) estas mudanças e, via de regra, isso ocorre porque não conseguimos ver mudança como oportunidade, mas sim como dificuldade.

É muito comum ficarmos pensando como era nossa empresa há dois ou dez anos atrás. Ganhávamos mais dinheiro, tínhamos mais poder, nossa margem era maior. Então porque nossa empresa está diferente hoje? Porque ela já não é mais a mesma? Porque existe dificuldades em administrar a oficina?  Atualmente não tenho mais dinheiro em caixa e sempre tive? Porque tudo mudou.

Não podemos pensar em administrar como no passado. Não podemos viver do passado. Temos que viver o presente nos adaptando de forma permanente para chegarmos ao futuro.

Temos que reaprender nossos hábitos.

Não tem como esperar que, de repente, a seguradora que sempre pagou R$ 40,00 / hora vai pagar R$ 90,00 / hora. Isso nunca vai acontecer. Da mesma forma não tem como esperar que o número de passagens de carros em nossas oficinas mecânicas vai aumentar ou que vamos conseguir aumentar o valor que cobramos pelos serviços executados nos centros automotivos. Temos que correr atrás e investir na gestão pessoal e da oficina, para que possamos mostrar a todos do mercado que nossa oficina é diferenciada.

Reaprender é descentralizar a gestão, não deixando ela só na mão e na responsabilidade do proprietário.

Reaprender é criar líderes, que possam fazer a equipe acreditar em coisas que elas nunca viram, como aumentar a produtividade e a qualidade sem ter que aumentar a quantidade de pessoas, apenas otimizando ações, utilizando criatividade e o senso de organização.

Tudo que acontece em nossa vida é uma oportunidade para reaprender. Basta que nossos sentidos estejam preparados e que estejamos dispostos a fazer com que esta reaprendizagem (mudança) seja permanente e constante. Esta é uma atitude que não pode mais esperar. Ela deve começar agora, porque nasce da nossa vontade de sermos diferentes e melhores

Reaprender é não ter medo.

Reaprender é conseguir encarar nosso maior obstáculo, que muitas vezes somos nós mesmos.

 

 

 

Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Está viajando o Brasil inteiro neste ano de 2017 ministrando palestra com o tema “Oficina de sucesso é oficina rentável: transformando reparadores em empresários”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *