Plano de contas para oficina e funilaria: o que é e como entender - Ultracar

Plano de contas para oficina e funilaria: o que é e como entender

A profissionalização de uma oficina, funilaria ou autocenter só acontece após a profissionalização da gestão. Isso significa que você, gestor, precisa entender de processos administrativos e tomar decisões estratégicas de acordo com os dados coletados.

Além de avaliar tudo o que você já toma conta, como o balancete, fluxo de caixa, análise de valor da hora vendida, é importante ainda acompanhar o plano de contas do seu negócio.

Quer entender o que é esse documento e como ele pode ajudar na gestão do seu negócio? Continue a leitura, nós explicamos!

O que é o plano de contas?

O plano de contas é um documento contábil que traz uma previsão de várias informações financeiras da sua oficina. Esse documento é bastante detalhado e deve ser utilizado, além dos fins contábeis e do planejamento financeiro, para ter uma visão ampla e pontual das despesas da oficina.

Ele é um dos instrumentos que dá suporte à tomada de decisão do gestor. Mesmo ele sendo um pouco difícil de entender no início, com algum tempo dedicado você terá uma ótima fonte de informações para embasar cada escolha estratégica do seu negócio.

Como o plano de contas é dividido?

O grande “truque” do plano de contas — se é que podemos chamar assim — está no fato de ele ser dividido e organizado de uma maneira lógica. No documento encontramos algumas subdivisões que facilitam o entendimento, a observação e até o tratamento das informações apresentadas.

Os quatro grandes grupos

A primeira divisão que precisamos entender com relação ao plano de contas é sobre os grandes grupos que compõem o documento.

Ativos

Os ativos representam todos os bens da empresa, como empréstimos, créditos, investimentos, equipamentos, o galpão (se você for o proprietário) etc.

Essa parte de ativos fica mais importante à medida que seu negócio cresce e você vai comprando mais equipamentos, novos galpões e investindo seu dinheiro.

Passivos

Os passivos são suas obrigações e compromissos. É a parte “negativa” do patrimônio da empresa. Nele você encontra o pagamento de fornecedores, de empréstimos financeiros e outras saídas.

Receitas

A receita é a área do plano de contas que listamos as entradas no caixa da empresa. É lá que ficam as vendas de peças e serviços, por exemplo.

Despesas

O campo de despesas é aquele que engloba todos os gastos necessários para a manutenção das atividades da sua oficina, autocenter ou funilaria e pintura. Ela é dividida em:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • despesas financeiras.

Outras classificações do plano de contas

Além disso, o plano de contas ainda apresenta diferenciação no tipo de conta e no tipo de despesa.

As contas são divididas em duas:

  • contas analíticas: é a parte mais detalhada do documento. Ela mostra cada item que compõe o plano de contas;
  • contas sintéticas: é a soma de dois ou mais itens da conta analítica e representa um grande grupo do plano de contas, sem detalhamento.

A outra divisão que você também precisa conhecer é a feita sobre custos fixos e variáveis. Para entender melhor a diferença entre esses dois, você pode ler um texto nosso sobre o tema — é só clicar aqui! 

Qual é a utilidade do plano de contas para oficina mecânica e funilaria e pintura?

A vantagem mais direta do plano de contas para funilarias e oficinas é o conhecimento detalhado das contas do seu negócio, o que é de grande importância para a gestão financeira, poderíamos até mesmo dizer que é fundamental para essa parte da administração. Mas… vamos pensar estrategicamente?

Conhecer as despesas e as entradas de uma empresa, de maneira tão detalhada, nos permite realizar algumas ações importantíssimas para a gestão.

Por exemplo: ao saber exatamente quanto precisa para manter seu negócio funcionando, você pode estabelecer metas de venda mais certeiras, dentro da realidade de mercado e da previsão de recebimentos e gastos.

Outra coisa que pode ser feita é uma previsão de ganhos e despesas visando o crescimento das operações. Com o plano de contas em mãos você é capaz de avaliar se vale a pena contratar mais uma pessoa, por exemplo.

Inclusive, recentemente fizemos um conteúdo mostrando quantos funcionários a sua oficina, ou funilaria e pintura, deve ter. Vale a pena clicar aqui e dar uma olhada!

Enfim, o plano de negócios é uma ferramenta bastante completa e se você souber tratar essas informações, suas decisões serão mais estratégicas e trarão resultados ainda melhores para seu negócio.

Para sairmos do campo teórico e irmos para a prática, temos um convite para te fazer. Clique no botão abaixo e faça o download do plano de contas da Ultracar — temos um para oficinas mecânicas e outro para funilaria e pintura!

cta plano de contas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *