Planejando 2022: para onde sua oficina deve olhar? - Ultracar – Sistema de gestão completo para oficinas automotivas

Planejando 2022: para onde sua oficina deve olhar?

Na semana em que este texto está sendo escrito — hoje é dia 18 de novembro de 2021 — o Brasil chegou a marca de 60% da população vacinada. Sabe o que isso significa? Que apesar de 2020 e 2021 terem sido anos difíceis para todos, o ano que se aproxima vem carregado de novidades e oportunidades.

Estamos a um passo de sair da pandemia e voltar a uma vida mais ativa e dinâmica. Esse também é o momento de preparar nosso planejamento para 2022 e aproveitar as mudanças que acontecerão na economia, no mercado e nos hábitos de consumo.

Vamos conversar sobre o que está por vir?

Recuperação gradativa da economia

À medida que caminhamos para o fim da pandemia, a economia começará a mostrar sinais de reaquecimento: novas lojas serão abertas, um número maior de contratações deve acontecer e a indústria, sendo quem fornece os produtos para o comércio, aumentará sua produção.

Pouco a pouco a economia brasileira vai se estabilizar, assim como vimos em outras crises no passado.

Consumidores cuidadosos, mas dispostos a gastar

Sabe aquele ditado que diz que “gato escaldado tem medo de água fria”? Ele estará bastante presente na sua oficina nos próximos meses.

Mesmo precisando contratar o serviço e tendo dinheiro para isso, os clientes ainda estarão inseguros ao gastar, já que passamos por um intenso período de recessão. Prepare-se para a pechincha, pesquisas de preço, pedidos de orçamento com desconto e todas as outras estratégias que os clientes usam regularmente quando não estão confortáveis em gastar dinheiro.

Uma boa maneira de se preparar para esse momento é treinar sua equipe para utilizar técnicas de quebra de objeção — temos até um texto sobre o tema aqui no blog.

A venda de seminovos deve continuar — e sua oficina vai ser um destaque!

Em 2020 e 2021 vimos um aumento significativo na venda de usados e seminovos (só em 2021 as vendas desses veículos subiu 38,2%). A tendência é que continue assim, ao menos até as montadoras voltarem a produzir mais veículos e se restabelecerem no mercado.

Nesse meio tempo sua oficina pode se destacar. Veículos usados e seminovos precisam de uma atenção especial na manutenção, e com uma boa estratégia de divulgação e bastante conhecimento sobre seus clientes você pode se tornar a principal opção para realizar esses serviços.

Oscilação no preço de peças e equipamentos

2022 é um ano com muitas novidades, e uma delas é o período eleitoral que acontece no segundo semestre. Mas… porque falar de política?

Existe um motivo: sempre que a corrida eleitoral começa, várias pesquisas são conduzidas e o valor do dólar oscila de acordo com os resultados mostrados. Em uma semana o dólar sobe, na outra ele cai. E sabe onde isso impacta? Em tudo na nossa economia.

As peças que você compra, mesmo que o fabricante seja nacional, usam matérias-primas compradas externamente, ou seja, a preço de dólar. Com o dólar caindo algumas peças também ficam mais em conta.

Você e sua equipe podem acompanhar os preços das peças nos sites dos fornecedores e usar os momentos de baixa do dólar para garantir uma parte do estoque com um preço mais acessível.

Além disso, outro fator que influencia nos preços e deve ter mudanças no próximo ano é a inflação. Com uma maior estabilidade econômica e política a inflação também tende a desacelerar e o preço das peças e equipamentos deve parar de subir com tanta frequência.

Como se preparar para as expectativas para 2022?

Mais uma vez voltamos ao bom e velho ponto que sempre falamos aqui no blog da Ultracar: gestão.

Para aproveitar as oportunidades que falamos, e até mesmo continuar “segurando as pontas” nos meses de baixo volume de trabalho, sua gestão precisa estar em dia. É importante ter controle sobre o próprio dinheiro, estoque, relacionamento com os clientes, treinamento da equipe e tudo mais que envolve o universo do seu trabalho.

A crise chegou em 2020 e muitos negócios não estavam preparados para ela. Não podemos deixar isso se repetir, concorda? A boa gestão é a única solução para se preparar para o futuro. Seja para aproveitar as oportunidades ou na gestão de riscos.

Para te inspirar, gostaríamos de convidá-lo para conhecer uma história real que mostra como a boa gestão é o verdadeiro caminho para o sucesso. Ficou curioso? Clique aqui e conheça a trajetória do Pitucha Centro Automotivo.

Crédito da imagem: vectorjuice / Freepik.

2 comentários em “Planejando 2022: para onde sua oficina deve olhar?

  • 20 de dezembro de 2021 em 17:14
    Permalink

    Parabens pela escolha dos temas! Independente de sua aplicação em cada empresa, todos os temas aqui sugeridos inspiram, levam á reflexao e analise de rotinas e propostas em cada setor da empresa. E estas reflexões muitas vezes validam caminhos ou sugerem novas possibilidades. Que em 2022 a equipe Ultracar venha com muito mais ideias pra dividir conosco!

    Equipe Nicola Garage.

    Resposta
    • 24 de dezembro de 2021 em 12:27
      Permalink

      Show demais, Valdelice!! É sempre um prazer compartilhar conhecimentos, ajudando o ramo da reparação automotiva a alcançar patamares cada vez mais altos.
      Teremos grandes novidades em 2022!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.