Como aplicar o método SMART nas metas da sua oficina? - Ultracar

Como aplicar o método SMART nas metas da sua oficina?

Você precisa de metas e objetivos bem definidos! Não é a primeira vez que falamos isso aqui em nosso blog, e nem será a última. Afinal de contas, grande parte do sucesso de um negócio está diretamente relacionado com esse planejamento estratégico.

Quando você e sua equipe sabem onde querem chegar, a gestão da oficina fica mais profissional. Isso permite ter um foco, uma linha de ação, um passo a passo de como agir. E para definir esses objetivos a melhor estratégia é utilizando o método SMART

O que é o método SMART?

SMART é uma metodologia criada para ajudar qualquer pessoa, incluindo você, gestor, a criar metas plausíveis, alcançáveis e possíveis de acompanhar. Para isso, o método utiliza 5 fatores:

  • (S) — Específica;
  • (M) — Mensurável;
  • (A) — Atingível;
  • (R) — Relevante;
  • (T) — Temporal.

Entendendo as características do método SMART

Cada um dos fatores do método SMART tem uma função importante, por isso falaremos deles individualmente.

Enquanto lê os próximos parágrafos lembre-se de que tudo o que falarmos precisa ser aplicado na hora de definir uma meta. Esse método funciona como um passo a passo para estabelecer objetivos.

Específico

Toda meta precisa ser objetiva e direta. Em vez de dizer para “aumentar o número de serviços vendidos”, diga que quer “aumentar de 13 para 15 o número médio de serviços vendidos”.

Mensurável

A meta ser mensurável significa que você, ou qualquer membro da sua equipe, pode acompanhar o andamento dela e identificar o momento em que ela foi alcançada.

Quando falamos sobre “aumentar o número de serviços vendidos”, fica algo vago. Por outro lado, ao dizer que nossa meta é fazer “15 vendas de serviços no mês”, podemos saber exatamente como está o desempenho da equipe e quanto falta para chegar até esse objetivo.

Atingível

Ao definir uma meta você sempre precisa lembrar que ela tem que ser atingível. Não adianta colocar objetivos que estão fora da realidade, já que isso apenas frustraria você e sua equipe.

Relevante

A meta precisa ter relevância para você e para sua equipe. Uma meta que vai beneficiar apenas uma pessoa ou que não traz uma mudança para sua oficina não é uma meta saudável para ser usada.

No exemplo de aumentar a venda de serviços, todos ganham: sua oficina fatura mais, fica mais estável e se torna um ambiente de trabalho mais seguro para sua equipe (eles não correm o risco de serem demitidos por falta de dinheiro, por exemplo).

Temporal

Metas têm que ter um prazo para acontecerem. Ao não definir um prazo, estamos, basicamente, planejando uma procrastinação futura.

Imagine só: sua equipe não consegue bater a meta esse mês, mas como a meta não tinha data ela é jogada para o próximo mês. Isso pode acontecer várias e várias vezes caso não tenha uma boa definição de tempo.

Em vez de “aumentar a venda de serviços para uma média de 15 por mês”, o ideal seria: “aumentar a venda de serviços para uma média de 15 por mês a partir do fechamento de setembro”.

3 principais vantagens do método SMART

Quando utilizamos o método SMART para definir uma meta, ou seja, para determinar o objetivo que queremos alcançar e quais passos precisam ser feitos para chegar lá, trazemos muito mais controle para a gestão do nosso negócio.

Apenas por aplicar essa metodologia você notará 3 grandes vantagens para a sua gestão. São elas:

1. Foco no objetivo

Com as metas SMART você sabe exatamente o que quer alcançar, quando precisa alcançar e o quão importante é aquele objetivo para sua empresa. Em outras palavras, você e seus funcionários têm um “norte”.

2. Aumento de produtividade

Com todos da oficina sabendo o que precisa ser feito, o período de procrastinação fica menor e a equipe gasta menos tempo em tarefas que não precisavam ser feitas ou que podiam ser postergadas em função de outras mais importantes (que são definidas pelas metas SMART).

3. Feedbacks mais constantes e precisos

Como a metodologia SMART ajuda a definir metas bastante precisas, acompanhá-las é relativamente fácil. Você tem números concretos, tem objetivos claros e pode ver como sua oficina faz para alcançar o que foi estabelecido.

Sua equipe pode te dar feedbacks sobre problemas, dificuldades para alcançar as metas ou mesmo sugestões para que o resultado seja alcançado mais cedo. Da mesma forma, você, como gestor, pode acompanhar a evolução diária da meta e orientar seus funcionários.

Como você pode ver, o método SMART é fundamental na hora de elaborar metas para seu negócio. Ele é uma metodologia simples, prática e sem custo que pode revolucionar sua gestão.

Principalmente se com ele você também utilizar o ciclo PDCA. Não sabe o que é? Leia nosso artigo sobre o tema e veja como ele pode te ajudar!

Crédito da imagem: 8photo / Freepik.

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