Meta de venda de serviços e peças por dia - Ultracar

Meta de venda de serviços e peças por dia

No texto anterior conversamos sobre a importância de nossa oficina ter uma meta de venda diária e hoje quero aprofundar mais neste assunto. Expliquei, de uma forma simples, quais os passos e como calcular para chegarmos a uma meta. Apenas para reforçar, vamos repetir aqui o que já falamos.

Relembrando

“Todas as empresas devem trabalhar em cima de metas e é você, proprietário da oficina, a pessoa responsável de definir esta meta. Cada empresa tem uma e o ponto de partida para chegarmos a nossa meta é encontrarmos o custo fixo e o custo variável da oficina.

Só não vamos falar dos custos agora, porque nosso foco atual é o pátio, mas em breve estaremos explicando como calcular os custos e encontrar o ponto de equilíbrio da oficina.

Exatamente por isso vamos usar como referencial o valor total das despesas de sua empresa e com este número trabalhar as metas. Então vamos colocar a mão na massa!!

Meta de venda de serviços e peças: mão na massa!

01 – Levante todas as despesas da oficina e coloque o valor aqui na frente: R$ _____________________

 

  • Muita atenção para não esquecer de somar neste valor tudo o que você paga (ou deveria pagar) em sua oficina. Como exemplo de deveria pagar podemos colocar impostos que deveriam ser pagos e muitas vezes, por falta de dinheiro, não foi pago. Este valor deve ser somado nas despesas, sempre usando como padrão o período do dia 01 a 30 de cada mês.
  • Quando fechamos as despesas de um mês e fazemos as contas é possível encontrar a meta do mês seguinte, ou seja, nossa oficina vai ter uma meta, que pode ser diferente, todos os meses.

 

02 – Divida o valor que encontrou no item 01 por 22 (que é a média de dias úteis do mês): R$ _______

 

03 – Acrescente no resultado que encontrou no item 02 o valor de 20%: R$ ______________________

 

04 – O valor encontrado no item 03 é meta de venda diária (peças e serviços). Significa que este número é o valor que sua oficina deve vender todos os dias (entre peças e serviços) para conseguir o equilíbrio que você tanto busca.

 

  • Com este número nas mãos podemos conversar com nossos mecânicos e orçamentistas qual o objetivo diário deles, não em quantidade de carros atendidos, mas em valores vendidos. Pense comigo e veja como não é difícil fazer estas contas. Se sua oficina tem 4 mecânicos e a meta que encontrou no item 03 foi de R$ 1.600,00 (por exemplo), basta dividir R$ 1.600,00 por 4 (produtivos) e você verá que cada mecânico deve vender R$ 400,00 / dia
  • Tão importante quanto a meta é, você proprietário da oficina, acompanhar todos os dias se a meta está sendo atingida ou não. Isso se chama regularidade e qualquer processo de gestão para dar certo precisa de regularidade, então a orientação para vocês é que a conferência da meta por funcionário, seja feita todos os dias pela manhã, como primeira rotina das atividades do dono da empresa. Significa que hoje pela manhã vamos conferir se a meta de ontem foi atingida. Se os funcionários conseguiram é fundamental você ir no pátio e elogiar a todos, mas se a meta não foi atingida é importantíssimo parar todos no meio do pátio, logo cedo, e mostrar que a meta do dia anterior não foi atingida e que a empresa precisa de uma dedicação maior de cada um.

 

05 – Por fim, também é muito importante separarmos o que estamos vendendo de peças e o que estamos vendendo de serviços. Quando você fizer os cálculos e encontrar a meta de sua oficina (explicado no item 3 logo acima), lembre-se que aproximadamente 30 a 35% deste valor representa mão de obra e o restante peças, ou seja, 65 a 70% do que sua oficina vende todos os dias são peças.

 

No próximo texto vamos aprofundar mais nestes percentuais de peças e serviços e quais os cuidados que precisamos ter para não transformar isso em um problema que faça a oficina perder o controle da relação de recebimentos e pagamentos.

 

 

 

 

Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”.

3 comentários em “Meta de venda de serviços e peças por dia

  • 15 de janeiro de 2019 em 08:14
    Permalink

    As metas devem ser calculadas em cima dos custos do mês que passou ou do mês que iniciou?

    Resposta
    • 25 de janeiro de 2019 em 14:29
      Permalink

      Olá, Denilson! Tudo bem? Muito obrigado pela sua pergunta! Vou dividir esta resposta em duas partes.

      01 – Encontre o custo fixo e variável da sua oficina (sempre do mês que finalizou). Caso você tenha alguma dificuldade de identificar os custos fixos e variáveis podemos disponibilizar para você uma planilha que vai ajudar neste levantamento. Ao encontrar estas duas informações você terá em sua mão o custo total da oficina, ou seja, a soma dos custos fixos e dos custos variáveis é igual ao custo total da oficina. Em seguida veja quantos dias úteis teve no mês que finalizou e se você trabalhar nos sábados, conte “meio dia útil” para cada sábado. Faça então uma conta dividindo o custo geral da oficina pela quantidade de dias úteis. Neste caso você vai encontrar um número que significa quanto sua oficina custa por dia. Este é um dos números mais importantes de sua oficina, pois ele será a referência de quanto você tem que vender no próximo mês, por dia, para pagar os custos da empresa (custos projetados para o mês seguinte, tendo por base o custo real encontrado no mês anterior).
      Obs muito importante: se você trabalhar ou estabelecer como meta de venda diária (peças e serviços) somente este valor significa que sua oficina vai trabalhar apenas para cobrir os custos, por isso é fundamental que você aumente este valor diário em 20% (no mínimo), pois estamos falando em meta e ela sempre deve ser um pouco mais “puxada”. Esta meta deve ser divulgada para toda a empresa. Produtivos e administrativos devem conhecer e trabalhar para atingir este número.
      02 – Agora que você entendeu como estabelecer uma meta para o mês que está começando baseado no custo do mês anterior, vem o segundo passo decisivo para sua oficina conseguir atingir suas metas e não fechar o mês e ser surpreendido por não atingi-las.
      Muito importante: todos os dias, agora do mês que está começando, você vai analisar hoje se ontem a oficina conseguiu atingir a meta. Se conseguiu ande pela oficina e elogie todos os funcionários (administrativos e produtivos). Se não conseguiu, ande pela oficina e “cobre” de todos (administrativos e produtivos) que ontem a oficina não conseguiu atingir a meta e por isso no dia de hoje todos devem se empenhar, mais do que o normal, para a oficina não ficar dois dias sem atingir a meta. Não dê espaço para ninguém e monitore de perto as vendas de peças e serviços. Quando hoje você analisa o dia anterior, referente a tudo o que foi vendido (peças e serviços), aparece uma nova análise que é identificar a qualidade dos orçamentos e se, em algum carro, a oficina não poderia ter vendido mais serviços / peças. Lembre-se que tudo o que está acima depende só da sua mudança de postura e da sua cobrança diária. Espero ter ajudado. Grande abraço, Denilson!!

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