Como escolher o melhor local para a oficina? - Ultracar

Como escolher o melhor local para a oficina?

Não importa se você já tem um empreendimento e quer mudar de espaço ou se quer abrir seu primeiro negócio, escolher o melhor local para a oficina fará toda a diferença no sucesso do seu investimento.

Encontrar e assumir um bom ponto é a diferença entre atrair clientes, ter sucesso e equilibrar as contas, ou ficar com o galpão vazio e com sua equipe ociosa esperando algum serviço para ser feito. O segredo é entender os pontos fortes e fracos da sua estratégia e do local em que você trabalhará.

Por isso, separamos as principais coisas que você precisa olhar antes de alugar ou comprar algum galpão.

Movimento e visibilidade do local

A primeira coisa que qualquer dono de oficina precisa olhar é a movimentação do local que o galpão estará. Ruas pouco movimentadas podem fazer com que você gaste muito dinheiro com divulgação para atrair os clientes.

Por outro lado, não adianta estar em um local muito movimentado, como uma avenida principal, se o seu galpão não tiver uma boa visibilidade. Alugar, ou comprar, o galpão atrás de uma grande loja ou no subterrâneo de um shopping, por exemplo, pode atrapalhar tanto a visibilidade do seu negócio quanto se você estivesse em uma rua com baixo tráfego.

Acesso dos clientes

Outro ponto importante é o conforto do seu cliente. Nem toda via oferece uma entrada e saída facilitada. Em outras palavras, algumas avenidas são tão movimentadas que a entrada do carro na sua oficina pode ser um problema, e às vezes isso afasta os clientes.

Além disso, o cliente tem opções ao redor? Se ele precisar deixar o carro por, digamos, 30 minutos, ele terá algo para fazer? Uma lanchonete, supermercado? E se ele precisar estacionar fora da oficina, existe essa opção? Pense nisso!

Parcerias com empresas locais

Quando estiver pesquisando lanchonetes e outras comodidades para os clientes na região, observe também empresas que a sua oficina possa oferecer uma parceria. Escolas, universidades e bancos são algumas das muitas opções, e sua oficina pode preparar alguma promoção ou condição exclusiva para os funcionários e clientes dessas empresas.

Alguns exemplos simples: troca de óleo e lavagem do carro gratuitos, 10% de desconto em uma determinada peça ou serviço, etc. Lembrando que a promoção deve ser financeiramente saudável para a oficina e também atrativa para o seu potencial cliente, de forma que gere interesse e confiança.

Tamanho do galpão

Outro ponto muito importante, e esse é um pouco mais óbvio, é o tamanho do galpão.

A estrutura dependerá do objetivo. Antes de se mudar você precisa ter uma noção do trabalho que você espera fazer ali dentro. Afinal de contas, é o galpão que tem que se adequar ao seu trabalho e não você que precisa adequar seu trabalho ao galpão.

Terá dois elevadores? Então você precisa do espaço para eles. Vai deixar um estoque na sua oficina? Mais espaço. Quer fazer um layout produtivo e melhorar a performance da sua equipe? Mais espaço. 

O importante é planejar primeiro e procurar um galpão que se adéque às suas necessidades.

Infraestrutura planejada

Aqui já é uma continuação do tópico anterior. Além do galpão, existem algumas estruturas que podem facilitar ou dificultar o funcionamento de uma oficina. Um galpão que era usado como estacionamento tem várias pilastras no meio, por exemplo, o que atrapalha o fluxo de carros e de trabalhos.

Assim, é importante pensar em como será montada a oficina naquele espaço. Veja se é possível colocar um escritório, dividir os serviços em quadrantes, se é fácil instalar os elevadores ou se existe alguma restrição etc.

Concorrentes na região

Outro ponto importante que você precisa olhar são os concorrentes na região. Isso indicará duas coisas: se há espaço para você trabalhar ali e se as oficinas naquela região estão prosperando.

Além de, é claro, contar com a pesquisa de mercado que você pode fazer, analisando clientes, expectativa de ganhos, modelo de negócio das oficinas, se atendem pessoas físicas ou jurídicas e várias outras coisas. 

Impacto da localização da empresa na estratégia de Marketing

Por fim, mas igualmente importante, você precisa comparar essas informações que levantou com o seu plano de marketing e seus objetivos profissionais. 

Um galpão em uma avenida movimentada é ótimo para chamar a atenção dos clientes e também para disputar com outras oficinas. Caso seu objetivo seja se especializar em um serviço e oferecer algo mais sofisticado, talvez a melhor opção seja uma boa localização em um espaço mais discreto.

Lembre-se, o galpão não é só o lugar que você trabalhará, ele faz parte da sua estratégia e dos seus objetivos, esse espaço tanto pode te limitar quanto pode ser uma ferramenta para seu crescimento.

Gastos do imóvel

Cada região da sua cidade tem um preço. Dependendo de onde o seu galpão fique, os gastos com água, luz, aluguel e IPTU vão aumentar. Isso precisa estar no seu cálculo para garantir que não haja prejuízo.

Para te ajudar nesse cálculo, a Ultracar tem uma ferramenta incrível: faça download da nossa planilha de custos fixos e variáveis, e tenha mais controle sobre o seu planejamento financeiro!

Para finalizar, coloque todos esses pontos analisados sobre o novo local em uma balança de prós e contras. Planeje melhorias em curto, médio e longo prazo. Conte com a nossa planilha de custos fixos e variáveis acima, e faça as previsões de gastos. Com todo esse planejamento, você tomará uma decisão consciente, segura e criteriosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *