Layout produtivo: organize e aumente a produtividade do pátio - Ultracar

Layout produtivo: organize e aumente a produtividade do pátio

Você sabia que a disposição de itens no seu pátio pode mudar totalmente a produtividade da sua equipe? Pois é, pode até parecer besteira, mas segundo o Sebrae um layout produtivo inadequado pode gerar até 30% de perda de produção.

Na verdade, mesmo layouts de processos produtivos que já foram reformulados podem receber novos ajustes e gerar até 4% de produtividade a mais — ao menos é isso que o estudo da Elsevier, uma empresa global de análise de informações, nos mostra.

Ficou curioso para entender o assunto? Então, continue a leitura!

O que é um layout produtivo?

Layout produtivo é o termo usado para definir uma forma de organização dentro dos espaços de trabalho. Ele é comumente ligado ao ambiente industrial, mas a estratégia pode ser usada em qualquer negócio, incluindo oficinas e funilarias.

Na verdade, as oficinas e funilarias são como as indústrias. Elas produzem o dia inteiro, sem parar, e dependem de um fluxo de trabalhos para que o resultado seja bom.

É exatamente nisso que o layout ajuda. Ele serve para aproveitar melhor os espaços do seu galpão, otimizar os processos de produção (tudo fica mais ágil), melhora a organização da oficina e coloca uma sequência a ser seguida na hora de executar serviços.

Outra grande vantagem do layout produtivo é o aumento do ticket médio. Como sua equipe vai produzir mais e vai seguir um padrão para realizar os trabalhos, é mais fácil visualizar as etapas que precisam ser seguidas e pensar em serviços extras para cada carro que chega.

“É tão importante acertar o layout, porque, dependendo de como está, até o risco de sinistro dentro do pátio aumenta” — Oficina Morumbi Car

Quer ter uma ideia de como é um excelente layout produtivo? Então, vamos olhar os melhores no assunto: a indústria. Veja, abaixo, a linha de montagem da Volkswagen em 2017 e observe como cada coisa acontece na sua devida ordem, como se fosse um quebra-cabeças sendo montado.

Como implementar o layout produtivo no seu negócio?

Dentro do layout produtivo existe muita teoria. Algumas estratégias de otimização de ambientes, como a Systematic Layout Planning (SLP) e a Graph Based Theory (GBT), podem ser usadas.

Contudo, não precisamos complicar tanto assim, apenas falamos esses termos para você saber que sempre existem formas de melhorar o que já está bom. Para começar o ideal é usar uma estratégia mais direta e prática.

Veja um passo a passo de como fazer isso:

infografico layout produtivo na oficina

 

Nesse ponto terminamos a elaboração do layout produtivo. Agora é hora de colocar tudo em prática para criar um fluxo de trabalho. Existe uma ordem para fazer essa etapa também. Ela é assim:

  1. Pinte o piso da oficina para demarcar as áreas.
  2. Coloque tudo no lugar que você havia planejado.
  3. Coloque placas nos setores para melhorar a sinalização.

Só de olhar para esses passos dá para imaginar como seguir essas dicas pode ser trabalhoso, não é mesmo? Mas cada segundo de dedicação será recompensando. O layout produtivo é uma excelente forma de aumentar a produtividade da sua oficina e aumentar significativamente sua receita.

Como sua receita vai aumentar depois de implementar esse layout, temos uma dica bônus: leia nosso texto sobre gestão financeira e já comece a aplicar todas as dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *