Por que é importante definir a persona da oficina? - Ultracar

Por que é importante definir a persona da oficina?

Em algum momento você já ficou em dúvida sobre alguma decisão por não saber se os clientes da sua oficina, ou funilaria, veriam essa mudança de maneira positiva ou negativa? Esse é um dos problemas de não conhecer o perfil das pessoas que consomem seu serviço, ou seja, as personas da oficina. 

No Marketing é usado o termo “Personas” para descrever um personagem fictício que representa o cliente ideal da empresa. Esse personagem serve como um modelo para orientar as ações e as tomadas de decisão em todas as esferas do negócio.

Quer conhecer algumas das vantagens de identificar as personas da oficina? Continue a leitura!

Proximidade com o cliente e maior fidelidade

Ao conhecer o perfil do seu cliente e entender o que ele quer, você e sua equipe passarão, inevitavelmente, a ficar mais próximos dele. Essa atenção a mais tende a melhorar o relacionamento desde o atendimento até o pós-venda.

Como resultado de um atendimento de qualidade, a fidelidade dos clientes aumenta. Com ela, o número de indicações.

Impacto nas vendas

Conhecer uma pessoa significa que sabemos o que e como falar com ela, correto? Você provavelmente sabe quais assuntos seus amigos preferem, como falar de assuntos delicados com eles e o que esperar da reação de cada um em várias situações.

A mesma regra é aplicada aos seus clientes: quando temos a persona da oficina, sabemos exatamente como e quando falar, o que oferecer e qual é a melhor abordagem. Isso melhora a argumentação de venda e aumenta a chance de fechar o negócio.

Atendimento personalizado

Esses dois pontos que falamos até o momento têm nome: “atendimento personalizado”. Ao conhecer seu cliente você e sua equipe podem criar uma experiência mais adequada para a pessoa, fazendo com que ela sinta que aquele atendimento foi feito especialmente para ela.

Promoções eficientes

Será que o seu cliente é o tipo de pessoa que tem mais chances de ir na sua oficina se ele ganhar um belo desconto, conseguir serviços grátis com um cartão fidelidade ou participar de um sorteio com um grande prêmio?

A resposta para essas perguntas está no seu perfil de cliente ideal. A persona vai ajudar sua equipe a identificar quais ações promocionais podem ter maior impacto e atrair pessoas que realmente consomem seus serviços.

Pós-venda de excelência

O acompanhamento após o término de um serviço é fundamental. Esse processo ajuda a estreitar o relacionamento entre a oficina e o cliente, como também ajuda a pessoa a tirar o maior proveito possível do que sua oficina ofereceu para ela.

Cada cliente espera um tipo diferente de pós-venda. Enquanto alguns vão querer apenas um lembrete na época da próxima manutenção, outros vão gostar de um guia de conservação do veículo, por exemplo, ou de mensagens sobre a situação da manutenção do veículo e a previsão de entrega.

Assim como nas promoções, o conhecimento sobre a persona ajuda a direcionar as melhores ações para que seus clientes fiquem satisfeitos com o acompanhamento após o serviço.

Escolha adequada de canais de comunicação

Você precisa estar onde seus clientes estão. Não adianta investir uma fortuna em propagandas no Instagram se o seu cliente ideal está nas ruas e a panfletagem seria mais eficiente.

Entender os hábitos do seu cliente ideal permite que você escolha os canais de comunicação que ele costuma usar. Se você sabe onde pessoas com esse perfil estão, é mais fácil encontrá-las, chamar a atenção delas e levá-las a conhecer sua marca.

Mais facilidade para manutenção do estoque

Conhecer seu cliente significa conhecer suas necessidades, suas demandas. Em outras palavras, é entender os principais produtos e serviços que ele vai procurar em sua oficina.

Tendo isso em mente, é muito mais fácil se preparar para receber seus clientes. Você pode, por exemplo, deixar seu estoque preparado com uma maior quantidade daquelas peças que sabe que os clientes mais precisam, e poucas peças voltadas para os serviços que os clientes raramente procuram.

Ah! É possível até mesmo fazer um layout produtivo perfeito que atenda exatamente as principais demandas desse cliente ideal.

Maior eficiência em ações focadas no cliente

De modo geral, entender a sua persona, ou seja, seu cliente ideal é uma excelente maneira de melhorar a eficiência de qualquer ação focada nas pessoas que consomem seus serviços.

Quando falamos de eficiência estamos dizendo sobre um resultado mais concreto, menos desperdício e melhor aproveitamento das oportunidades de negócio. Com tantas vantagens, fica claro que é importantíssimo conhecer seu cliente ideal e fazer os planejamentos do negócio com base no perfil e nos comportamentos dele.

Sua equipe já trabalha com foco em uma persona? Nos conte aqui nos comentários!

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