A importância da gestão para as oficinas

Quando falamos sobre a importância da gestão para as oficinas, estamos lidando diretamente com tudo o que ela engloba e todos os resultados positivos ou negativos ligados ao gerenciamento de empresas. A grande diferença entre as oficinas de sucesso e as que lutam pela sobrevivência é, justamente, a administração ativa em cada uma. 

 

Mas gestão é apenas financeira? Claro que não! A boa gestão é aquela onde o proprietário sabe identificar e trabalhar todos os indicadores da sua oficina, e isso inclui todos os setores de uma empresa, assim como, a cultura organizacional da mesma. Vamos conferir algumas relações entre a gestão e o dia a dia das oficinas? 

Gestão e Qualidade

Sem ter um trabalho de gestão contínuo não existe possibilidade de acompanhar todos os procedimentos que uma empresa de reparação exige. A boa gestão não somente contribui para a qualidade dos serviços como passou a ser fundamental para a permanência das empresas no mercado. É a gestão que vai criar nos próximos anos um diferencial entre as empresas que vão se fortalecer e crescer com equilíbrio daquelas em que seus proprietários só reclamam do mercado. É a gestão que vai possibilitar o controle real na qualidade dos serviços e a consequente fidelização de clientes.

Gestão Financeira

A gestão financeira é a alma da empresa. É ela que possibilita o equilíbrio emocional do proprietário. É ela que move a gestão de qualidade e a gestão de pessoas. Todas estão muito interligadas, mas a gestão financeira, quando bem executada, traz resultados fantásticos, pois proporciona o equilíbrio das contas em curto espaço de tempo.

Gestão e Ética

Quando uma oficina adota a gestão e a ética como as linhas principais de um planejamento estratégico, os resultados positivos não demoram a acontecer. Quando uma empresa cuida da gestão e da ética os clientes percebem claramente, pois a dedicação e a presteza no atendimento são nítidas. As informações são repassadas com mais segurança e o cliente não fica com receio da oficina cobrar alguma peça ou serviço e não executá-lo. Confiança: essa é a palavra mágica que a gestão com ética cria no relacionamento com o cliente.

Gestão de Pessoas e Crescimento Sustentável

É fundamental que a qualquer momento do dia, sempre que um erro ou um problema apareça o proprietário (ou gerente) pare, reúna os envolvidos e oriente (tantas vezes quantas necessárias). Esse é o primeiro passo de mudança cultural e de gestão que todos os colaboradores da empresa vão perceber. Mudança de postura do proprietário da empresa. Reuniões, muitas reuniões. Reuniões curtas, às vezes de 5 minutos. A partir deste ponto começa a existir o comprometimento e a se criar o sentido de equipe. Aqueles que não se envolverem automaticamente acabam se excluindo do processo e deverão ser substituídos. Não é possível conseguir um crescimento sustentável sem a “equipe”. 

Confira o texto “Gestão de pessoas: o passo decisivo para o equilíbrio”

Gestão e Tecnologia

Sem ela não tem como conseguirmos resultados positivos de controles. O que nos preocupa é que na grande maioria das empresas de reparação não existe planejamento para a implantação destas tecnologias. É mais ou menos o que chamamos de ir do céu ao inferno em pouco tempo, ou seja, a empresa cria uma expectativa positiva na aquisição das ferramentas acima, mas como não se preparou para utilizá-las, nem disponibilizou treinamento para que seus funcionários utilizem todos os recursos disponíveis, os problemas começam a aparecer e aquilo que era para ser uma relação de custo x benefício equilibrada vira um inferno na vida da empresa. O mundo está mudando cada vez mais rápido e não tem como evitar o seu avanço tecnológico. Aqueles que não acompanharem, independente do segmento, irão acabar fechando as portas. 

Gestão e o Futuro

Com a gestão somos “a” empresa. Esse é o grande diferencial que já está sendo buscado pelos proprietários das empresa de reparação, e isso dá uma visão muito promissora do mercado. Esse vai ser o diferencial daquelas empresas que esperam por um futuro melhor. Esse vai ser o diferencial das empresas que irão se “manter em pé”. 

 

4 comentários em “A importância da gestão para as oficinas

  • 19 de fevereiro de 2018 em 13:28
    Permalink

    E uma leitura que realizei lendo esses textos, só tende acrescentar nos conhecimentos necessários, principalmente no meu caso, que estou projetando participar em uma sociedade numa Auto Elétrica.
    Tudo isso me favorece. Agradeço pelo envio do tema.
    Agradeço.
    Nilson.

    Resposta
    • 21 de fevereiro de 2018 em 11:10
      Permalink

      Bom dia, Nilson!! Eu que agradeço pelo comentário. Fico muito feliz em saber que estou conseguindo contribuir com o nosso setor. Tenha um ótimo dia e grande abraço!

      Resposta
  • 23 de março de 2018 em 09:54
    Permalink

    Um tema de grande relevância para o setor, se todos aplicassem estes conhecimentos muitas empresas estariam no mercado gerando empregos e renda para o nosso Pais,enquanto que a maioria não conseguem se manterem por não usarem as ferramentas necessárias..

    Resposta
    • 23 de março de 2018 em 10:09
      Permalink

      Bom dia, Edna!! Sim, trabalhar a gestão de uma oficina ou qualquer outra empresa é fundamental para que essa se solidifique no mercado. É de extrema importância entendermos que somos empresários. Fico feliz que tenha gostado do texto. Muito obrigado pelo comentário. Grande abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *