Você sabia que a inflação impacta sua oficina diretamente? - Ultracar

Você sabia que a inflação impacta sua oficina diretamente?

Cada ida ao supermercado é uma surpresa (negativa), não é mesmo? Os preços não param de subir, e basta ligar a televisão para descobrir que isso está acontecendo por todo o país.

Mas não é só no supermercado o problema. Tudo está mais caro, desde a gasolina até as peças que você compra dos fornecedores e os equipamentos em sua oficina. A vilã, por trás de todo esse aumento, é apenas uma: a inflação.

O que é a inflação?

Inflação é o termo técnico usado na economia para descrever o aumento dos preços de bens e serviços.

A inflação impacta diretamente no poder de compra da moeda. Em outras palavras, ela faz com que o real perca valor e que o que antes “valia” R$ 10,00, por exemplo, agora tenha o valor monetário de R$ 13,00.

É como se quanto mais a inflação aumentasse, menos poder de compra você tivesse, mesmo recebendo exatamente o mesmo salário, comprando os mesmos produtos e vivendo no mesmo lugar.

Quem determina a inflação?

A inflação é um indicador econômico multideterminado, ou seja, ela é fruto de mais de um fator. Por isso, a determinação dela não é feita por apenas uma pessoa ou instituição, mas sim pelo índice de preços.

O valor que vemos no jornal (por exemplo: inflação para os mais pobres chega a 10,63% no acúmulo dos últimos 12 meses) é uma média da oscilação de todos os preços que temos acesso, sejam bens ou serviços.

No Brasil, o índice usado para avaliar a meta de inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Qual é o impacto da inflação na oficina?

Parece até meio óbvio pensar que o aumento do preço causado pela inflação terá algum impacto financeiro na sua vida profissional e pessoal, certo? Mas, vamos parar um minuto para pensar como essa instabilidade realmente afeta o seu negócio.

Aumento de custos

O problema inicial da inflação, que você sente já na primeira compra com o fornecedor, é o aumento dos seus custos. Sua oficina começa a precisar de mais dinheiro para ser mantida.

As peças, ferramentas, eletricidade, água, transporte, gasolina e até pequenos reparos e assistências técnicas para os equipamentos da sua oficina subiram de preço, e esse impacto você sente no bolso mensalmente.

Redução de lucro

Com o aumento dos custos de manutenção da oficina, outro impacto que acontece é a redução do seu lucro. E esse, se você não usa um bom software de gestão para acompanhar suas finanças, é mais difícil de perceber.

Até porque o aumento de preço por conta da inflação não acontece da noite para o dia (ao menos não em 2021). Hoje alguma coisa aumenta alguns centavos, amanhã mais alguns e depois de vários meses você está pagando 10% (ou mais) a mais pelo mesmo produto ou serviço.

Isso significa que sua margem de lucro vai reduzindo gradualmente ao longo do ano.

Bem-estar da equipe

Outra área da sua oficina que é afetada diretamente pela inflação é a sua equipe. Seus funcionários, ao longo do ano, continuam fazendo exatamente o mesmo trabalho, continuam tendo as mesmas obrigações financeiras, mas o preço de tudo está aumentando e o salário deles continua o mesmo.

Isso significa que eles estão sentindo, cada dia mais, que o trabalho que desempenham na oficina tem gerado menos retorno.

A consequência disso, mesmo que o valor pago para a equipe continue o mesmo, é bem parecida com a de quando alguém tem seu salário reduzido por algum outro motivo:

  • desmotivação;
  • falta de engajamento;
  • aumento de atrasos;
  • preocupação e instabilidade emocional;
  • aumento do cansaço;
  • descuido em algumas atividades no trabalho;
  • vontade de buscar um novo emprego.

Essa alta da inflação passará algum dia?

A situação econômica do Brasil hoje não é das melhores, e a inflação apenas mostra isso para todos nós. Mas existe uma luz no fim do túnel.

Mesmo que hoje a inflação esteja alta, isso já aconteceu antes em nosso país e conseguimos superar essa situação. Contudo, antes que isso aconteça é importante tomar alguns cuidados para garantir a vida do seu negócio.

Por isso, na próxima semana faremos um conteúdo sobre como você pode enfrentar a inflação na sua oficina.

Quer ter certeza de que este conteúdo chegará até você? Então, assine nossa newsletter e receba essa e outras informações diretamente em seu e-mail!

Crédito da imagem: freepik / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *