Gestão de resíduos: 4 vantagens de adotá-la na sua oficina automotiva.

Gestão de resíduos: 4 vantagens de adotá-la na sua oficina automotiva

Como anda a gestão de resíduos da sua oficina? Ou melhor, você tem um processo bem definido para fazer os descartes corretamente? Leia este conteúdo e descubra por que você deve implementá-la!

Realizar um controle efetivo e regular em relação aos materiais da oficina e a maneira com que eles são descartados já deixou de ser um “luxo” ou “capricho” há muito tempo. 

Afinal, estamos falando de, primeiro, capital, já que determinadas matérias-primas podem ser reaproveitadas. E, segundo, não podemos deixar de lado a responsabilidade social com as pessoas e o meio-ambiente.

Ou seja, já passou da hora de você realizar o gerenciamento de resíduos na oficina! Quer saber quais vantagens você terá com ela? Veja abaixo.

 

Como funciona o gerenciamento de resíduos da oficina?

Cada estado tem uma legislação própria quando o assunto é a realização de descartes da oficina automotiva. 

Porém, de modo geral, para o descarte correto de líquidos como óleo, ou sólidos, como, pneus, baterias lâmpadas e afins, as oficinas devem ter:

  • alvará de funcionamento
  • auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
  • licença de Operação Ambiental
  • certificado de Dispensa Ambiental
  • coleta seletiva de resíduos (papel, plástico, metal, vidros, materiais orgânicos)
  • apoio de empresas especializadas para o descarte de óleo, plástico, metal, chumbo e outros.

4 Vantagens da gestão de resíduos na oficina automotiva

Vale dizer que a gestão de resíduos pode ser sempre otimizada e precisa ser pensada como parte do trabalho da oficina, seja ela mecânica, auto center ou funilaria.

Isto é, cada material deve ter um processo de coleta, controle interno e um descarte adequado. Esse processo envolve  EPI`s, embalagens, chumbo, metais, peças, dentre outros.

 

Pensando nisso, um sistema de gestão para oficinas é fundamental para que você tenha controle sobre os materiais, estoque e o que está disponível para descarte.

Com isso, se tem as seguintes vantagens:

1 – Aumento do faturamento da oficina

Lembra que lá no começo deste texto nós falamos sobre capital? Pois bem, a gestão de resíduos sólidos e líquidos é capaz de reduzir as despesas associadas ao descarte, incluindo custos de sacos de lixo e taxas de serviços de coleta privada.

Consegue imaginar naquelas oficinas grandes? Elas costumam produzir muito mais resíduos, então a economia com materiais pode ser bem maior. 

Outro ponto é que se tem uma diminuição de desperdícios tanto de EPI`s quanto de matéria-prima e, no longo prazo, o aumento do faturamento da oficina.

2 – Maior produtividade

Um ambiente limpo, saudável e com processos de descarte bem definidos tende a ser melhor aproveitado pelos profissionais.

Isso porque eles terão maior clareza em relação à finalidade de cada tipo de material e estarão seguros durante o trabalho, o que aumenta a produtividade na oficina.

 

3 – Redução nos riscos de acidentes e contaminações

Óleo e gasolina, por exemplo, são produtos inflamáveis que se não forem descartados corretamente podem causar acidentes.

A gestão de resíduos tem como um de seus benefícios, garantir que nenhum envolvido na operação ou fora dela seja contaminado.

4 – Valorização da sua marca

A sustentabilidade é hoje, sem dúvidas, um dos fatores para o crescimento da oficina no longo prazo! As pessoas, clientes ou potenciais clientes, querem saber quais os valores da sua empresa. Como ela se comporta e se posiciona em relação ao mundo. A gestão de resíduos pode se tornar, também, um ponto para atrair clientes, alinhado com outras estratégias de gestão de marca. 

Este é um tema que interessa aos clientes, fornecedores e o mercado em geral, pois responsabilidade social tornou-se um fator essencial para mostrar o valor de uma marca além de seu produto/serviço.

Continue melhorando a sua gestão. Conheça o Ultracarweb e descubra como ele colabora com o trabalho da sua oficina!

2 comentários em “Gestão de resíduos: 4 vantagens de adotá-la na sua oficina automotiva

  • 6 de junho de 2022 em 10:03
    Permalink

    Excelente texto. Na minha oficina fazemos a nossa parte de um jeito simples, mas nao deixamos de fazer. Os clientes percebem e sempre nos parabenizam por isso. Os funcionarios tbm gostam.

    Resposta
    • 6 de junho de 2022 em 10:05
      Permalink

      Muito bom, Gustavo! Agradecemos por compartilhar sua experiência aqui nos comentários. Mesmo que de forma simples, o importante é ter algum tipo de gerenciamento correto dos descartes. Parabéns pela iniciativa!!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.