Encontre o diferencial competitivo para sua funilaria e pintura - Ultracar

Encontre o diferencial competitivo para sua funilaria e pintura

Abrir as portas do seu galpão e ter uma placa escrita “funilaria e pintura” não é o suficiente. Essas ações até podem atrair a atenção das pessoas que passam pela rua, mas para que elas deixem de ser apenas interessadas e se tornem clientes você precisa de “algo a mais”.

Esse “algo a mais” é o diferencial competitivo. É aquilo que te diferencia da concorrência e pesa na escolha das pessoas, para que elas decidam que querem pagar pelos produtos e serviços que a sua oficina de funilaria e pintura oferece.

Mas… que diferencial comercial você pode ter no seu negócio para atrair e fidelizar mais clientes? Temos algumas sugestões. Anota aí!

Preços competitivos

O preço dos seus serviços pode ser um diferencial da empresa. Os clientes, diga-se de passagem, adoram isso. Que atire a primeira pedra quem nunca ficou feliz quando descobriu que o produto que precisava comprar era mais barato do que imaginava.

Contudo, o preço competitivo é um diferencial nichado. Ele funciona? Com toda a certeza. Mas precisa de uma boa estratégia por trás, caso contrário você corre o sério risco de ficar no prejuízo.

Existem duas formas de oferecer um preço competitivo. A primeira delas é cortar gastos no seu negócio e repassar a diferença para o valor cobrado dos clientes.

A segunda estratégia é um pouco mais complicada. Ela consiste em vender serviços por um preço menor que o valor percebido pelo cliente. Isso significa que independentemente do preço cobrado, quem procura seus serviços precisa sair com a sensação de que “pagou barato”.

Essa segunda estratégia funciona quando você tem um bom padrão de atendimento e serviço, mas mesmo assim cobra um pouco mais baixo que concorrentes que oferecem a mesma qualidade.

Foco na experiência do cliente (atendimento!)

O atendimento ao cliente é outra coisa que pode gerar um imenso diferencial competitivo para o seu negócio. E olha, se você acompanha nosso blog já sabe que falamos disso frequentemente aqui.

Quando o atendimento tem boa qualidade o cliente fica até mesmo disposto a pagar mais pelo mesmo serviço que ele encontraria em outros lugares. Você mesmo provavelmente já passou por isso: escolheu ir ao lugar X em vez do Y, mesmo o X sendo mais caro, só porque o atendimento era melhor.

A ideia é fazer com que o cliente sinta que “vale a pena” pagar mais pelo seu serviço porque ele não terá dor de cabeça, não terá complicações e seu problema será resolvido com conforto, segurança, agilidade e profissionalismo.

Mas para o atendimento ser um diferencial, não adianta apenas atender. Esse nome “atendimento”, na verdade, resume algumas coisas como:

  • atenção quando o cliente chega;
  • ambiente do seu galpão;
  • cortesias e mimos (cafezinho, bala, uma cadeira confortável, água gelada, wifi);
  • disponibilidade da equipe (seus funcionários sabem orientar os clientes e explicar exatamente o que está sendo feito no veículo?);
  • acompanhamento pós-venda (entrar em contato para saber a satisfação sobre o serviço);
  • facilidade e alternativas de pagamento;
  • localização;
  • etc.

Tudo, absolutamente TUDO o que envolve sua marca é considerado parte da experiência do cliente. Por isso, deixaremos algumas sugestões de leituras complementares para você. Vale a pena conferir:

Serviços específicos e especializados

Outra maneira interessante de se diferenciar da concorrência é oferecendo algo que as outras oficinas de funilaria e pintura não oferecem. Isso também pode ser realizado de dois jeitos: tendo serviços mais específicos no seu catálogo ou se especializando em alguma área.

O interessante disso é que você pode concretizar as duas coisas simultaneamente. Ao mesmo tempo que podem ser oferecidos serviços mais específicos, como polimento técnico, restauração e pintura de rodas, descontaminação da carroceria e polimento de farol, você também pode se tornar a referência em algum serviço.

Imagine assim: sua oficina de funilaria e pintura oferece os serviços “tradicionais” e esses que citamos. Além disso, vocês ainda podem ser conhecidos por serem os melhores da região em funilaria de alta complexidade.

Chama bastante a atenção, não é mesmo? Dá até para colocar em uma placa ou carro de som essa mensagem.

Com tudo o que falamos, você, empreendedor, ainda pode complementar os seus diferenciais dando uma olhada na concorrência. Passeie pela região e veja outros galpões. Entenda o que faz algumas ganharem clientes e outras ficarem vazias, depois pegue essas informações e coloque no seu negócio.

É possível até mesmo usar a Análise SWOT para realizar essa avaliação. Quer saber como usá-la? Clique aqui e leia nosso texto sobre o tema!

Crédito da imagem: freepik / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *