Tudo o que você precisa fazer para ter uma oficina rentável - Ultracar – Sistema de gestão completo para oficinas automotivas

Tudo o que você precisa fazer para ter uma oficina rentável

Olha, a gente sabe que nem sempre os negócios vão bem, e algumas vezes até pensamos que não tem salvação, melhor desistir. Mas podemos te contar um segredo? Todo problema tem solução. Se hoje sua oficina está no vermelho, ou se ela apenas paga as contas do mês, é completamente possível que amanhã ela dê lucro.

Mágica? Não, claro que não. Apenas gestão! O Sebrae fez um levantamento sobre as principais causas de falência das empresas e descobriu que o segundo principal motivo é a falta de uma gestão profissional. Mas… que medidas de gestão você pode aplicar hoje para ter uma oficina rentável?

É sobre isso que falaremos neste texto!

Aceite que seu foco precisa ser na gestão

Antes de continuar a leitura, antes mesmo de se acomodar na cadeira, é importante que você aceite uma coisa: sua oficina PRECISA receber mais dedicação na parte de gestão.

Sem gestão não existe negócio que pare em pé. Para provar isso, que tal um caso real? Conheça a história da Auto Mecânica Jovcar e tire suas próprias conclusões.

Importante! Não estamos dizendo que conhecimento técnico e equipamento não são importantes. Pelo contrário, eles são a base da sua oficina. Mas a gestão também faz parte dessa base para o sucesso.

Entenda seus custos e sua saúde financeira

Você sabe quanto precisa vender por mês para sua oficina sobreviver sem entrar no vermelho? Consegue listar o custo médio do seu negócio, incluindo equipamentos, funcionários, aluguel, contas, impostos e eventualidades?

Se a resposta foi não para alguma dessas perguntas, essa é, sem dúvida, a primeira coisa que precisamos mudar.

Ligue seu computador (se não for uma opção, use o celular mesmo), crie uma planilha e comece a colocar todas as informações do seu negócio ali. Coloque seus custos fixos e variáveis, vendas, despesas com fornecedores, demissões, contratações etc.

A partir de hoje você precisa começar a registrar tudo nessa planilha. Cada centavo que entra ou sai do seu negócio precisa estar aí.

Elabore um planejamento antes de agir

Não pegue empréstimos, contrate e demita, faça novos pedidos aos fornecedores ou se comprometa com grandes investimentos. Antes de fazer qualquer uma dessas ações, você tem que saber exatamente quanto custa, quanto é necessário, qual é o risco e qual é o benefício.

Planejamento é o que norteia qualquer empresa de sucesso. É por isso que para tirar sua oficina do vermelho, parar de apenas pagar contas e começar a ter lucro você terá que usar a planilha antes de cada escolha.

Precisa de um novo elevador? Sem problema! Veja quanto ele custa, quanto você vende por mês, quanto ele pode gerar de retorno, as melhores opções de pagamento, negocie com o fornecedor e só depois efetue a compra.

Para ter uma oficina rentável, tudo precisa ser feito assim, desde uma reforma simples até a compra de um equipamento mais caro.

Separe suas contas pessoais das contas da oficina

Outra coisa importante que você, gestor, deve fazer é separar suas contas pessoais das contas da oficina.

Nós sabemos que às vezes falta dinheiro em casa e é preciso tirar do negócio. Tudo bem, faz parte da vida. O importante é o controle. Precisou tirar dinheiro do caixa? Deixe anotado o motivo.

É muito importante saber quanto realmente entra e quanto realmente sai da oficina, e quando tiramos dinheiro sem anotar essas retiradas perdemos o controle. Consequentemente, atrapalhamos toda a gestão da oficina.

Reduza custos

Como não poderia ficar de fora: sua oficina tem custos, e esses custos podem ser reduzidos. Existem várias maneiras de poupar, que vão desde mudar a dinâmica do galpão — que tal um layout produtivo? — até negociar com os fornecedores.

Busque formas de reduzir os custos, já que isso impacta diretamente no resultado do seu negócio.

Não desista, mas insista inteligentemente

Por fim, mas não menos importante: não desista!

Existe solução para o seu problema, você pode ter uma oficina rentável — e com muito lucro, diga-se de passagem! Desde que você invista em gestão, profissionalize seu negócio e acompanhe de perto os números, o sucesso chegará.

Quer aprender mais sobre gestão? Continue de olho em nosso blog, siga nosso canal no YouTube e acompanhe o Instagram do Fábio Moraes!

Crédito da imagem: macrovector / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.