Quais as principais certificações para oficinas mecânicas?

Não há dúvidas que as oficinas mecânicas hoje em dia são muito diferentes daquelas do passado. Oficinas sem gerenciamento e tecnologia adequada estão ficando no passado. Existem hoje diversos tipos de ferramentas novas e modelos de gestão. Além disso, a mais importante mudança é a nova gama de consumidores, que desejam atendimentos cada vez melhores, mais qualificados e feitos em ambientes seguros. Grande parte dessa modernização pode ser observada quando analisamos as certificações para oficinas mecânicas.

Você sabia que é possível obter um documento reconhecendo a eficiência e qualidade da sua oficina? É justamente isso que as certificações fazem e o que trataremos neste texto. Para você que deseja melhorar seus padrões de qualidade e ser reconhecido por isso, este texto é para você! Vamos analisar cuidadosamente quais são as principais certificações para oficina mecânica. Vamos lá?

O que são as certificações para oficina mecânica?

Quando falamos em certificações para oficinas mecânicas estamos nos referindo a um atestado dado por alguma instituição responsável. Essas instituições medem determinado padrão de serviço, como qualidade, organização, eficácia e etc. Portanto, um certificado garante para todos os consumidores e também para o mercado que sua oficina apresenta um bom padrão de qualidade. Os aspectos analisados são definidos pelos diversos certificados existentes.

No caso das oficinas mecânicas, os principais aspectos analisados e avaliados pelos certificados são 3:

  1. Como é o local e a condição de suas instalações mecânicas;
  2. A qualidade de seus equipamentos, peças e ferramentas disponíveis;
  3. Como está a saúde financeira de seu negócio, ou seja, a gestão financeira.

Mas quem realiza essa avaliação nas oficinas mecânicas? No caso, essa avaliação é feita por auditores que possuam autorização. Por exemplo, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Eles definirão ou não se sua oficina merece ou não o certificado.

Por que obter uma certificação?

Antes de adentrarmos especificamente em quais as principais certificações, é importante frisar novamente a importâncias deles para o mercado. Muito consumidores, principalmente grandes consumidores como empresas e etc., podem não realizar serviços em oficinas que não possuam determinados certificados. Ou seja, elas acabam se tornando um critério de seleção!

Tendo em vista sua importância, agora é necessário conhecer algumas delas:

Quais as principais certificações?

1) Qualificação do mecânico de manutenção

Essa qualificação é específica para as oficinas mecânicas. Ela surgiu em 2009, pela Norma Técnica 15.681, que foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de normas técnicas). Mas o que ela certifica?

No caso, ela visa demonstrar que sua oficina está dentro dos padrões de trabalho realizados por profissionais do setor de mecânica automobilística. Além do mais, ela define os requisitos mínimos que o mecânico deve ter para exercer essa função.

2) ISO 9001

A ISO 9001 é responsável por atestar a gestão da sua oficina mecânica, certificando que seu negócio atende diversas normas sobre administração, segurança, meio ambiente e sobre as condições de trabalho no local. Por mais que não seja exclusiva das oficinas mecânicas, a ISO 9001 é um certificado extremamente importante, sendo bastante cobrada por diversos consumidores grandes.

Deve-se ressaltar que a obtenção da ISO 9001 pode demorar bastante, tendo em vista a quantidade de análises e possíveis mudanças realizadas para se adequar ao certificado no decorrer da análise. Mas, sem dúvida vale a pena o processo, já que sua empresa ganhará credibilidade e melhorará seu funcionamento como um todo.

3) ISO/TS 16949

Mesmo que seja relativamente nova no mercado, a ISO/TS 16949 visa padronizar a qualidade da indústria de automóveis dentre alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, França e, obviamente, o Brasil. Além de ter como objetivo padronizar o setor de produção de veículos, ela também abarca o modo pelo qual os automóveis são revisados e como ocorre sua manutenção.

Assim como a ISO 9001, a ISO/TS 16949 também garante a credibilidade de seus serviços ao deixar sua oficina em pé de igualdade com empresas de países gigantes no setor automobilístico.

4) Certificação em reparação de transmissões mecânicas e automáticas

Emitida pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), tendo como base a NBR 15.760, ela visa analisar critérios de inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões.

Além de analisar o serviço, é importante para este certificado que sua oficina tenha condições tecnológicas para realizar os serviços conforme exigido pelo certificado.

5) ISO 14001

Esta ISO se refere à consciência da sua empresa e o modo em que a prestação de serviço ocorre em relação aos impactos ambientais. Ou seja, ela vai garantir para o mercado e consumidores que sua oficina mecânica se importa e visa preservar o meio ambiente.

Assim como a ISO 9001, ela não é exclusiva de oficinas mecânicas e também apresenta como característica a demora e certa complexidade para sua obtenção. Mas, novamente, vale a pena buscar essa certificação em determinadas situações, dependendo de seus consumidores alvo.

6) OHSAS 18001

Novamente, temos aqui outra certificação não específica das oficinas mecânicas, mas também muito importante. Essa certificação visa avaliar e qualificar as condições de saúde e segurança do trabalho.

Essa qualificação é extremamente importante tanto para os consumidores como para a segurança de seus colaboradores. Isso é afirmado pois, além de refletir sua preocupação para o mercado e consumidores, ela também garante que seus colaboradores estarão seguros no ambiente de trabalho.

7) Outras

Devido ao grande número de certificações disponíveis, não trataremos de todas elas aqui. Mas além das já citadas, existem diversas certificações importantes para sua oficina mecânica. Por exemplo, você pode conseguir certificações sobre diagnóstico de motores, sistemas elétricos e etc. Ou seja, certificações que atestam a competência de sua oficina em serviços específicos.

Portanto, fique atento e selecione bem as certificações para que possa alcançar melhor seu público alvo e seus objetivos!

 

Clique aqui e conheça o nosso curso “Administrando a sua Oficina”, uma parceria com a Oficina do Saber da MTE Thomson. É online, gratuito e com certificado ao final de cada módulo!

2 comentários em “Quais as principais certificações para oficinas mecânicas?

  • 26 de novembro de 2018 em 12:21
    Permalink

    ótima dicas mais esse certificado tem algumas mensalidade, e quantos certificado que são pra oficina

    Resposta
    • 26 de novembro de 2018 em 12:29
      Permalink

      Boa tarde, Werick! Muito obrigado pelo comentário. Bom, alguns certificados tem tempo de validade. Isso ocorre porque as coisas mudam muito e em uma velocidade cada vez maior. É importante verificar a validade de cada um e sempre se manter atualizado. Nesse texto demos algumas dicas de certificados interessantes para as oficinas tirarem, mas existem vários outros bem legais! Depois vale a pena jogar no Google, por exemplo, “Certificados para oficina mecânica” e conferir algum que atenda sua necessidade ou vontade atual. O grande lance aqui é sempre buscar valor para o serviço ofertado e atualizações constantes para você e toda a equipe. Grande abraço, meu amigo!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *