Como calcular: Produtividade e Custo/hora de funcionário
Visito uma média de duas a três oficinas todos os dias e sempre me deparo com a mesma situação. Pouquíssimas oficinas conseguem ter nas mãos informações gerenciais que auxiliem sua gestão diária. Mais do que isso, poucas são as que usam um sistema de gestão e extraem dele informações estratégicas que possibilitem avaliar qual o rumo que a empresa está tomando e para onde ela vai estar caminhando nos próximos meses. Muitos usam um sistema de gestão não como ferramenta de gestão e sim como ferramenta de cadastro e orçamentação. Como calcular: Produtividade e Custo/hora de funcionárioPensando nesta linha vamos trocar algumas experiências para mostrar, de uma forma mais simples, como podemos visualizar o quanto custa nossos funcionários, se estamos sendo produtivos e o que isto representa em nosso trabalho diário. Primeiro passoÉ quando precisamos ter a definição de parâmetros e conceitos. É importante estabelecermos alguns padrões para facilitar a comparação dos números abaixo com a sua oficina. Use-os como referência, pois sabemos que estes padrões mudam de região para região, mas que no geral, nos dará um referencial de comparação. A – Tipo de oficina: B – Quantidade de passagens mês: C – Quantidade de funcionários:
Algumas oficinas não possuem um funcionário que exerça a função de chefe de pátio. Neste caso, quem executa esta função é o proprietário. Na maioria das vezes, nestes casos, encontro um ajudante direto que faz manobras dentro da oficina ou monitora o pátio quando o proprietário não está. D – Tempo disponível (somente dos produtivos) – Horas trabalhadas por dia (por funcionário): 8.5 horas Horas produtivas disponíveis é o resultado da multiplicação de cada item. Assim podemos visualizar que nossa empresa não pode vender horas sem ter como referência o número acima. É ela que vai nos dizer como anda a produtividade de nossa empresa e quanto custa para nós cada funcionário. Segundo passo
A – Salário B – Custos – Vale transporte: Separe por funcionário o custo mensal do vale, lembre-se de tirar do cálculo o valor de 6% que você retém na folha de pagamento. – EPI: Ver quanto custa cada item, pegar a durabilidade de cada produto, definir quais itens de EPI cada funcionário usa. – Uniforme: Se ele não subsidiado pelo fornecedor de tinta, pegue o valor pago pelos uniformes, divida pela quantidade de funcionários e pela quantidade de meses (em média) que eles duram. – Plano de saúde: Somente inclua a parte paga pela empresa, quando houver. – Encargos: Não gaste seu tempo calculando, peça esta informação para a sua contabilidade. Terceiro passo
– Produtividade – Some as horas “vendidas” em sua empresa (total de horas vendidas nos orçamentos) – Custo hora Para calcular o valor do custo/hora de um funcionário, some os itens A e B correspondentes a ele e divida o resultado por 220 (pensando que um mês tem cinco semanas, e cada semana, uma carga de 44 horas por funcionário).
|
|
Sem gestão, não há solução! Pode parecer complicado mais não é. Nos próximos meses vamos continuar a falar sobre este assunto, sempre utilizando como exemplo o modelo de oficina e os parâmetros definidos no primeiro passo. |
Bom dia, muito boa a explicação, bem clara, sou novo na gestão da oficina.
Bom dia Luis, estamos felizes em poder ajudar, estamos a disposição, abraços!
muito boa análise….gostaria de informações quanto ao custo operacional por colaborador…encargos, benefícios e consumo diário…( energia elétrica, água , luz etc…)
muito obrigado
Obrigado Santos, estamos contentes que gostou, teria algum telefone para contato?
Fique a vontade para nos ligar (31)3213-2354, estamos a disposição, abraços!
Como faço para definir a quantidade de mecanicos devo ter na minha empresa. Tenho um passante de 200 carros mês, qual a conta devo fazer para chegar num número suficiente para mecânicos.
Boa tarde Thiago!
A quantidade de funcionários está relacionada também ao tamanho do empreendimento, observando que devem ser adequados ao tipo de serviço que será oferecido e com o horário de funcionamento.
A escolha deste profissional depende da especialidade da empresa:
– Mecânico: Especializado em veículos automotores. Deve ter conhecimento técnico e de informática para veículos, se possível metodologia na hora do conserto, caso não tenha um consultor ou chefe de pátio, e qualidade no atendimento.
– Eletricista: Especializado em componentes elétricos e eletrônicos e circuitos elétricos, se possível metodologia na hora do conserto, caso não tenha um consultor ou chefe de pátio, e qualidade no atendimento.
– Alinhador e balanceador: Especializado na técnica em alinhamento e balanceamento automotivo. Deve ter conhecimento de sistemas de direção, procedimentos de montagem e desmontagem e técnicas de ajustagem.
Como não temos o perfil da sua oficina, vamos utilizar como base alguns levantamentos que fazemos para estudo de mercado, onde voltamos a reforçar que o tipo de profissional e a demanda do tipo de serviço atendido pela sua oficina é que terá grande influência na quantidade de pessoas.
Bom dia ,
Gostei muito da matéria, porem tenho uma duvida, trabalhei em uma industria com sistema de apontamentos de horas hj quero colocar isso na oficina, tem como ? existe algum sistema que faz isso ?
também como saber calcular a hora para cobrar no orçamento, já que neste calculo acima não estão os insumos.
Aguardo seus comentários.
Obrigado.
Boa tarde Marcos,
Fico feliz que esteja acompanhando o material que estamos postando em nosso blog. Vou responder seus comentários, porém qualquer dúvida retorne o contato para detalharmos mais e você possa aplicar os conceitos de gestão em sua oficina.
01 – Apontamento de horas: o software Ultracar faz o apontamento de horas e trabalha estas informações ajudando a oficina no controle de comissão, de custos e na produtividade, onde é comparado as horas vendidas no orçamento com as horas produzidas. Estou copiando a Luciana, responsável pelo setor comercial da Ultracar, para que ela possa entrar em contato e explicar um pouco mais como funciona este módulo do Sistema Ultracar.
02 – Você sabe como as margens estão muito pequenas nos dias de hoje para uma oficina. Eu sou um defensor de que oficina é um bom negócio e dá dinheiro, porém o nível dos controles aumentou muito e vários donos de oficina não se prepararam para fazer estes controles com regularidade. Uma oficina para ser rentável e dar lucro precisa que todas as suas variáveis sejam acompanhadas. Isso significa que existe a necessidade do proprietário ajustar um procedimento interno na oficina para que todos os custos indiretos sejam lançados no orçamento do sistema de gestão, como é o caso dos insumos. Tão importante quanto os lançamentos dos insumos é criar um histórico destes indicadores que permitam você entender quanto eles representam no custo de sua oficina. Para finalizar a resposta e detalhar mais sobre o valor hora do orçamento preciso saber se você faz seus orçamentos com preços fechados por serviço ou se lança cada serviço e o tempo estimado em cada um.
Boa tarde!
Estou também com duvidas referente como devo cobrar hora/homem de funilaria, e hora/homem de pintura (montagem e desmontagem), você tem alguma tabela para que eu possa seguir e poder calcular o valor de cada serviço separadamente?
Preciso saber sobre veículos leves e pesados.
Muito bom o Material! só uma sugestão
se eu quero calcular o valor correto, eu preciso considerar o tempo real que o funcionário está trabalhando, uma vez que mesmo eu pagando o DSR o funcionário não produz!
Se eu deixo de considerar esse valor no meu cálculo o meu custo hora homem fica mais baixo que o aquedado, gerando uma formação incorreta do preço.
Sugestão: Ex: Salário + encargos e benefícios = 2.200/220 = 10 reais a hora
Mas se consideramos 8h de trabalho durante 21 dias= 168 hrs
Ficaria assim:Salário + encargos e benefícios = 2.200/168 = 13,10 reais a hora
Bom dia
Neste calculo nao inclui ferias, 13 salario ?
Boa tarde Cesar, tudo bem?
Muito importante sua pergunta pois pode parecer que deixamos passar desapercebido mas observe que na chamada do item “B” inserimos uma informação onde tratamos apenas de exemplos:
“B – Custos
Colocar os custos diretos de cada um (alguns exemplos abaixo). Separe por setor e discrimine o máximo que puder:”
Procuramos neste caso abordar alguns itens que acabam não sendo observados como: EPI, uniformes, plano de saúde e etc.
Então quanto a sua pergunta a resposta é sim para a inclusão dos itens abaixo, lembrando sempre que os encargos e alíquotas dependem do regime tributário pelo qual sua empresa opta: Simples Nacional ou Lucro Real/Lucro Presumido.
· Férias
· 1/3 sobre férias
· 13º salário
· Provisão Mensal (Férias + 1/3 sobre férias + 13º + 8% de FGTS anual)/12
Estamos à disposição para melhor aprofundarmos no assunto caso queira.
Um grande abraço.