Você está fazendo uma boa gestão de estoque? - Ultracar

Você está fazendo uma boa gestão de estoque? Descubra agora!

Quando falamos dos trabalhos feitos em uma oficina, auto center ou funilaria, a gestão de estoque sempre precisa ser um assunto central. Esse cuidado na gestão de itens é o que garante toda a coesão para os trabalhos feitos.

Mas… como saber se a gestão de estoques na oficina, funilaria ou auto center está sendo feita da forma correta? Bom, existem alguns sinais que nos ajudam a identificar isso e até mesmo notar a necessidade de buscar por soluções.

Vamos entender esses sinais?

Você notou que algumas peças da sua oficina mecânica tem sumido?

A primeira coisa que chama bastante atenção, seja do dono do negócio ou mesmo da equipe, é o sumiço das peças. No controle feito pela equipe existe o apontamento de que a tal peça está ali, mas quando alguém vai procurar acaba não encontrando.

Onde foi parar essa peça? Talvez ela tenha sido vendida, talvez ela esteja perdida em algum canto. O importante é: sem um processo bem estruturado e controle cuidadoso a chance de prejuízo por erros como esse é enorme.

O balanço entre estoque de peças e saídas sempre dá errado?

Todas as peças que entram e saem do seu estoque precisam ser registradas. Isso é necessário tanto para o seu controle quanto para a fiscalização que acontece por meio do Sintegra — não sabe o que é esse processamento eletrônico? Leia nosso texto sobre o tema!

Se na hora de fazer o fluxo de caixa você nota que tem valores errados e itens faltando, isso é um sério problema. Primeiro por conta do lucro que pode ter sido perdido e depois pelo rastreio da fiscalização.

Acontecem algumas compras desnecessárias de peças da oficina?

Às vezes você faz algum pedido para seu fornecedor sem necessidade e fica com peças demais paradas no estoque, seja por comprar demais ou por serem usadas de maneira mais pontual? Esse é mais um sinal de que sua equipe não está com um bom controle dos itens que estão guardados.

Esse dinheiro usado para comprar peças desnecessárias poderia muito bem ser usado para alavancar seu negócio de várias formas, como propagandas, contratação de mais pessoas, atualização do galpão, entre outros.

Os trabalhos da sua equipe atrasam com frequência?

Quantas vezes, no último mês, sua equipe precisou deixar algum automóvel parado, porque faltava alguma das peças ou insumos que eles precisavam para continuar com o trabalho?

Essas pausas podem acabar deixando sua equipe ociosa e atrapalham o fluxo de trabalhos do negócio. Em alguns casos, automóveis que poderiam ser liberado no mesmo dia acabam ficando no seu galpão por até uma semana.

Isso prejudica o layout, dificulta as manobras, acaba com o planejamento de processos que talvez você tenha criado e ainda tem vários impactos negativos nos clientes, tanto na primeira impressão (vendo o galpão desorganizado) quanto pela demora na entrega do serviço.

Os atrasos deixam os clientes chateados?

Os atrasos que a falta de organização no estoque geram fazem com que seus clientes tenham que esperar mais do que o ideal. Isso gera insatisfação, chateação e provavelmente detratores da marca, que não recomendarão seu negócio.

Em contrapartida, um atendimento mais ágil e eficiente tem o efeito oposto: um cliente satisfeito que indica seu negócio. Mas para conseguir isso o controle de estoque tem que ser muito bem feito.

Existe desorganização interna no seu negócio?

Sua equipe frequentemente fica em dúvida se no estoque tem o insumo A ou B, todo dia alguém precisa parar o trabalho para procurar alguma peça pelo galpão, é difícil dizer para o cliente se o que ele precisa está no estoque ou se terá que ser encomendado. Se identificou?

Essa desorganização, que já fala por si só, é outro reflexo da má gestão de estoque. A todo momento temos o desperdício de tempo e recursos, sem contar na má impressão que isso pode gerar na clientela.

Como você pode ver, quando o estoque da oficina mecânica, funilaria ou auto center não é administrado corretamente, várias consequências negativas podem ser vistas na rotina de trabalho. O impacto de cada um desses fatores atrapalha o crescimento do negócio e leva você a gastar mais do que o necessário para continuar com as portas abertas.

Quer acabar com essa história de má gestão do estoque de uma vez por todas? Veja essas 6 dicas que você precisa colocar em prática desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *