Base de sustentabilidade para a gestão de oficina: conheça este conceito

Base de sustentabilidade para a gestão de oficina: conheça este conceito e como aplicá-lo

Você já ouviu falar sobre como uma base de sustentabilidade pode tornar a gestão de oficina mais eficiente e moderna? Então leia este conteúdo e conheça os principais pontos sobre o tema!

O mercado de manutenção e reparação mecânica vem passando por mudanças significativas de alguns anos para cá, ainda mais quando o assunto é gestão.

Fato é que muitos profissionais da área ainda são presos aos hábitos administrativos do passado, como o velho erro de: receber o dinheiro dos serviços prestados e pagar as contas da oficina sem um planejamento a longo prazo.

Dessa forma alguns negócios sobrevivem mais, outros menos, mas acredite: esta é a receita para ir fechando no vermelho até fechar as portas!

Pensando em aprimorar a gestão da sua oficina mecânica, confira neste conteúdo o que significa base sustentável, seus pilares e como aplicá-los de forma prática no dia a dia.

O que é base de sustentabilidade na gestão?

Ter uma base de sustentabilidade na gestão nada mais é que aplicar um conjunto de ações que visam garantir o crescimento econômico do negócio, mas considerando o impacto que isso causa além do meio ambiente, que inclui três pilares.

Os pilares da sustentabilidade empresarial

Os pilares da sustentabilidade empresarial são baseados em três principais áreas:

  • ambiental: visa diminuir os impactos que a linha de produção da empresa pode causar no meio ambiente;
  • econômico: garante que o negócio se mantenha rentável e saudável no longo prazo;
  • social: foca no desenvolvimento das pessoas, incluindo colaboradores, clientes e fornecedores.

Qual a importância da sustentabilidade para a gestão de oficina?

A grande verdade é que o modelo sustentável não é revolucionário no curto prazo pensando na gestão de oficina, mas um processo de melhorias que terão impactos significativos em um período médio/longo.

Por exemplo, a implementação do pilar econômico contribui para que o negócio economize água, luz e demais recursos naturais. Isso faz com que a redução de custos potencialize os lucros do mês.

O pilar social é fundamental para fidelizar clientes, reter funcionários e priorizar um atendimento mais humanizado.

As ações visando reduzir impactos ambientais estão diretamente ligadas com as econômicas e, além dos benefícios já citados, ajudam a valorizar a marca, pois favorecem o marketing da oficina e seu posicionamento no mercado por meio da responsabilidade social.

No fim, a base de sustentabilidade na gestão de oficina é uma forma de trazer longevidade ao negócio à medida em que se desenvolve um trabalho sério, efetivo e, principalmente, moderno.

Como ter uma base de sustentabilidade na prática?

Você já sabe o que é uma base de sustentabilidade na gestão de oficina, seus pilares e importância para o negócio de maneira geral, mas como aplicá-la na prática? Algumas dicas úteis são:

Pilar social

Para desenvolver o pilar social na oficina, você pode:

  • patrocinar programas sociais no bairro;
  • dar treinamentos e oportunidades;
  • investir em uma gestão de pessoas humanizada, com horários flexíveis, feedbacks frequentes e bônus de acordo com metas alcançadas.

Pilar ambiental

Neste caso, a oficina pode:;

  • fazer reciclagem de papelões e plásticos das peças;
  • economizar luz e água;
  • evitar desperdícios;
  • incentivar o descarte consciente.

Pilar econômico

Para aumentar o faturamento da oficina aplicando os outros dois pilares da sustentabilidade empresarial alguns passos são: 

  • vender o óleo dos veículos para empresas credenciais;
  • economizar recursos naturais;
  • vender materiais que não serão mais usados (cobre, plástico, ferro, dentre outros);
  • utilizar um software de gestão para oficina online e reduzir custos e emissão de papéis.

A sustentabilidade empresarial já não é mais um luxo, mas sim um rumo que o mercado está tomando naturalmente pensando em melhorar os negócios e ao mesmo tempo o mundo e a vida das pessoas.

Portanto, não é exagero dizer que uma oficina que ignora tudo isso tende a ficar para trás de seus concorrentes no futuro.

Então, comece agora a fazer um planejamento estratégico e invista na gestão da sua oficina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.