Abrir aos sábados? 8 vantagens que você precisa considerar! - Ultracar

Abrir aos sábados? 8 vantagens que você precisa considerar!

Abrir ou não abrir a oficina aos sábados? Depende! Pois é, ninguém gosta de receber um “depende” como resposta, mas a verdade é que a decisão de abrir sábado, ou não, é uma questão estratégica de seu negócio.

O funcionamento aos sábados traz vantagens para a oficina, é verdade. Contudo, fechar aos sábados também têm suas vantagens. Logo, para escolher entre abrir ou não você deve pensar no seu plano de negócio, na sua estratégia e nos seus valores.

Como ambas as estratégias trazem benefícios, quem decide quais benefícios são mais importantes é você e a sua visão de negócio! Mas para sairmos da abstração, falaremos sobre esses benefícios a seguir. 

4 vantagens do funcionamento aos sábados

Pensando nas vantagens de abrir aos sábados, imediatamente podemos listar 4 benefícios que podem chamar sua atenção. Confira!

1. Maior facilidade de acesso para o cliente

Com a oficina aberta aos sábados, os clientes têm uma “janela de oportunidade” maior para levarem o automóvel até seu galpão.

Assim, caso tenham algum problema ao longo de qualquer dia da semana, incluindo sábado, eles podem ir diretamente para sua oficina e serem atendidos, sem a necessidade de buscar um concorrente que possa ajudá-los com aquela emergência que surgiu em um sábado, por exemplo.

2. Possibilidade de maior faturamento

Com mais tempo aberto, sua equipe terá períodos de produtividade maior, o que permite aceitar novos serviços. Além, é claro, da vantagem que falamos no item um, que por si só já aumenta o faturamento.

3. Desafogamento de serviços

O excesso de serviço e a demora na entrega é um problema na sua oficina? Com a abertura aos sábados isso pode ser solucionado!

Ao ter um dia a mais de produção, sua equipe pode agilizar os trabalhos que acumularam ao longo da semana e liberar espaço para que novos serviços possam ser aceitos.

4. Atração de um nicho específico no mercado

Nem todo cliente conseguirá ir na sua oficina durante a semana. Existe um grupo específico de pessoas, que aqui podemos até chamar de “nicho”, que apenas consegue utilizar serviços aos finais de semana.

Ao abrir nesses dias sua oficina se torna um ambiente receptivo para esse público, o que pode aumentar sua clientela.

4 vantagens de não abrir sábado

Agora, como combinado, falaremos sobre as vantagens de não abrir sua oficina aos sábados.

1. Redução de custos

A oficina gera menos custos quando funciona apenas cinco dias na semana. Ao abrir seu galpão um dia a mais você também precisará se preocupar com o aumento de gasto de:

2. Maior tempo de descanso

Outra consequência de uma jornada de cinco dias, e não seis, é o período maior de descanso. Com esse tempo a mais você e seus funcionários podem repousar e se prepararem para a próxima semana, voltando com força total na segunda-feira.

3. Maior tempo com a família, amigos e lazer

O final de semana pode ser usado para desfrutar de bons momentos com a família, amigos e atividades de lazer que durante a semana são impossíveis de serem feitas. 

Assim, deixar a oficina fechada aos sábados não só permite que você e sua equipe descansem, mas também dá a oportunidade de conviverem com as pessoas de quem gostam. Sem deixar de contar, é claro, que também sobra conta para cuidar de si mesmo e dos seus afazeres pessoais.

4. Melhora na saúde física e mental de toda a equipe

Por fim, outra vantagem de não abrir a oficina aos sábados é a melhora da saúde física e mental sua e de seus colaboradores.

Ao ter mais tempo para passar com a família, amigos, realizar atividades de lazer e descansar, toda a sua equipe (incluindo você) consegue aliviar um pouco do estresse da semana, “recarregar as energias” e usufruir do fruto do trabalho.

Como você pode ver, as duas estratégias têm suas vantagens. Uma contribui mais para o faturamento da oficina, já a outra para a melhora da qualidade de vida de todos que trabalham na sua empresa, do galpão à área administrativa.

É importante que haja um equilíbrio entre essas duas coisas, até mesmo porque não dá para ter qualidade de vida sem dinheiro. Por outro lado, ter dinheiro e não ser saudável também não adianta.

Essa decisão é sua, mas ela deve ser conduzida com bastante cuidado e estratégia. Por isso, primeiro aprenda a estabelecer metas em sua oficina (caso ainda não faça isso) e só depois tome sua decisão de acordo com os objetivos que quer alcançar.

2 comentários em “Abrir aos sábados? 8 vantagens que você precisa considerar!

  • 9 de novembro de 2021 em 05:42
    Permalink

    Desde quando iniciei com manutenção automotivo empregado na Mendes Junior em 1966/1994 no Brasil e no exterior trabalhei no sábado. Quando montei minha primeira oficina Auto Elétrica em em 1995 em Belo Horizonte continuei trabalhando os sábados. Só em em 2019 que paramos de trabalhar no sábado. Tem sido muito bom. Os funcionários começam a semana bem mais alegre e a produção aumentou.

    Resposta
    • 9 de novembro de 2021 em 12:34
      Permalink

      Show demais, Moaci! Essa é uma decisão super válida e importante mesmo.
      E, se está dando certo em sua oficina, melhor ainda!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *