6 estratégias para reduzir o impacto da inflação na sua oficina - Ultracar

6 estratégias para reduzir o impacto da inflação na sua oficina

Como falamos na semana passada, a inflação é um grande problema e vem afetando a vida de todos os brasileiros. Não seria diferente no seu negócio, não é mesmo?

A inflação na oficina prejudica sua margem de lucro, aumenta seus custos, deixa sua equipe desmotivada e pode, inclusive, fazer com que seus clientes tenham mais resistência na hora de contratar um serviço ou comprar um produto.

No meio desse cenário você deve estar se perguntando: como sobreviver, e ter lucro, com a alta da inflação? É isso que vamos te explicar hoje, com 6 estratégias excelentes que podem ser colocadas em prática desde já (e sem gastar um centavo)!

1. Treine sua equipe em técnicas de quebra de objeção

Alguns dos seus clientes podem até não saber o que é inflação, mas eles estão sentindo no bolso a perda de valor do próprio dinheiro. Por isso, é normal que eles fiquem mais resistentes na hora de gastar.

Para superar o obstáculo sua equipe precisará de boas técnicas de venda, especialmente aquelas usadas para quebrar a objeção do cliente. Além disso, sua equipe pode usar essa argumentação de venda sempre, mesmo fora da crise. Então, acaba sendo um ótimo investimento.

Temos um texto inteiro dedicado a essa estratégia. Você pode dar uma conferida nele clicando aqui.

2. Reduza sua margem de lucro e aumente o ticket médio

Durante o período de alta da inflação você pode aceitar que seu lucro será menor que era antes e manter os preços como estão, mas focar no aumento do ticket médio. Assim, mesmo que o valor recebido por cada venda de peça ou serviço seja menor, na média o seu resultado no final do mês será o mesmo ou até um pouco maior.

A parte difícil dessa estratégia é que você e sua equipe precisam vender mais serviços adicionais. Em vez de fazer apenas a lanternagem, por exemplo, sua oficina pode oferecer para o cliente um combo de lanternagem + revisão com desconto.

3. Ofereça novos produtos ou serviços em sua oficina

Para atrair mais a atenção dos clientes e aumentar seu ticket médio, sua oficina tem a possibilidade de oferecer mais serviços e produtos.

Pense em conteúdos complementares que fariam seus clientes gastarem mais na sua oficina. Sempre levando em consideração o perfil do cliente e o espaço que sua oficina tem disponível.

Um auto center maior, por exemplo, pode ter uma área de lembrancinhas para que os clientes comprem algo para a esposa, marido ou filhos.

4. Pesquise por novos fornecedores e renegocie contratos

A inflação afeta todo mundo: você, seus funcionários, seus clientes e até os fornecedores.

Uma forma de contornar esse aumento de preços é tendo mais opções. Então, pesquise por novos fornecedores, fale sobre os valores que você paga atualmente e tente negociar para conseguir bons descontos.

Depois fica a seu critério: com os descontos em mãos você pode mudar de fornecer ou ir em seu atual fornecedor para ver se ele consegue cobrir a oferta — em alguns casos isso realmente acontece, especialmente em serviços com mensalidade, como a internet da sua oficina.

5. Reduza as despesas do seu negócio

Por falar em negociar o preço da internet, esse é outro tópico importante. Durante uma crise, seja por falta de clientes ou aumento da inflação, é sempre necessário reduzir custos. Afinal de contas, não dá para apenas subir os preços sem parar e esperar que os clientes aceitem, concorda?

Algumas estratégias que você pode usar para fazer isso são:

  • terceirizar alguns serviços;
  • renegociar contrato com fornecedores (como falamos anteriormente);
  • renegocie dívidas e tarifas bancárias;
  • corte gastos desnecessários, mesmo que não sejam caros (no final do ano, cada R$ 10,00 economizado no mês vira R$ 120,00. Faça algumas economias e você terá alguns mil a mais no caixa daqui a 12 meses).

6. Ofereça educação financeira para sua equipe

Já dentro da sua oficina, precisamos nos preocupar com a moral da sua equipe. Eles também estão sentindo a inflação e têm percebido que o mesmo salário cada vez dura menos em casa.

Então, ensine para eles sobre educação financeira. Mostre como cuidar do dinheiro, o que fazer com o dinheiro que sobra (quando sobra), como poupar, onde investir, a importância da reserva de emergência etc.

Para complementar, você também vai querer ler o nosso conteúdo sobre como driblar as crises na oficina.

Crédito da imagem: pch.vector / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *