5 ferramentas para gestão da oficina que você precisa conhecer - Ultracar

5 ferramentas para gestão da oficina que você precisa conhecer

Cuidar de uma oficina extrapola o serviço feito no pátio. Além de atender bem aos clientes e fazer um trabalho de qualidade, você, dono, ainda tem que se atentar à gestão do seu negócio — afinal de contas, isso que a oficina é: um negócio.

Por sorte, existem várias ferramentas de gestão que foram criadas para facilitar esse processo. Elas servem para organizar, simplificar e deixar mais objetiva a sua rotina administrativa, evitando perda de dinheiro e aumentando seu lucro.

Bem interessante, não é mesmo? Então, vem com a gente e falaremos sobre algumas dessas ferramentas para gestão da oficina!

Quais são as principais ferramentas de gestão?

Existem centenas de ferramentas de gestão que podemos aplicar à rotina de qualquer negócio, incluindo sua oficina. Contudo, algumas delas merecem um pouco mais da sua atenção. São elas que apresentaremos agora.

1. Plano de Negócio

Plano de negócio é um documento que explica, por escrito, o negócio que você tem. Ele é utilizado para “desenhar” a empresa e reduzir riscos, mostrar o caminho que você quer seguir na sua oficina e quais objetivos gostaria de alcançar.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então, aí vão duas sugestões:

2. Canvas

Canvas, Business Model Canvas ou Quadro de modelo de negócios é uma ferramenta de gestão criada para facilitar o desenvolvimento de um plano de negócio. Ela pode ser usada para esboçar as ideias em um diagrama de uma maneira que facilite a análise.

Nesse diagrama, ou quadro, você descreve os pontos sobre o seu negócio em quatro grupos principais: 

  • COMO? (atividade-chave, recursos principais, parcerias principais);
  • O QUE? (proposta de valor);
  • PARA QUEM? (segmento de clientes, relacionamento com cliente, canais);
  • QUANTO? (fontes de receita e estrutura de custos). 

3. Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma metodologia utilizada para avaliar o seu negócio e a concorrência, avaliando quatro pontos importantes. Essa sigla (SWOT) significa Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weakness (Fraquezas), e Threats (Ameaças).

Sua proposta é bem simples: você avalia a competitividade do seu negócio ao olhar para o ambiente interno (forças e fraquezas da sua oficina) e para o ambiente externo (oportunidades e ameaças para sua oficina).

Quer ver como funciona a Matriz SWOT, na prática? Leia nosso artigo sobre o tema!

4. KPIs (Key Performance Indicators)

Os Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) são uma ferramenta de gestão utilizada para definir e acompanhar métricas na sua oficina. Com eles você pode saber como anda a saúde do seu negócio, se sua oficina está realmente crescendo, se ela dá lucro etc.

Você pode acompanhar tudo na sua oficina com KPIs, desde os trabalhos no pátio (tempo de reparação e tempo ocioso, por exemplo) até indicadores financeiros (ticket médio, margem de lucro etc.).

Para entender um pouco melhor os KPIs você pode:

5. Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é um método de gestão dividido em quatro passos: Plan (planejar), do (executar), Check (checar) e Act (agir).

A proposta dessa ferramenta é ser um instrumento de melhoria contínua dos processos e dos serviços da sua oficina. Com ela, você pode testar novas ideias, avaliar o impacto de cada mudança, corrigir erros e repetir o processo até que tudo esteja perfeito.

Você precisa aplicar todas essas ferramentas para gestão da oficina?

Respondendo de maneira curta: não!

Ninguém precisa aplicar todas as ferramentas de gestão. Na verdade, essa variedade de instrumentos disponíveis permite que você possa escolher, dentre todos eles, aqueles que mais fazem sentido para a rotina do seu negócio.

O segredo é testar. Primeiro, pense se a ferramenta realmente seria útil para você. Se for, coloque-a em prática durante um ou dois meses e depois decida se vale a pena continuar com ela ou se é melhor testar uma nova opção.

Onde você pode aprender mais sobre gestão de oficinas?

Gostou das informações deste texto? Então, temos mais uma dica especial para você.

Nós, aqui da Ultracar, entendemos a importância de falar sobre gestão e como esse assunto impacta na rotina da sua oficina. Com isso em mente, sempre estamos produzindo conteúdos práticos e direcionados para você que é dono de um negócio.

Assim, tanto o nosso blog (esse mesmo, que você está lendo) quanto o canal do Fábio Moraes são ferramentas especializadas de aprendizado para gestão da oficina. Então, continue acompanhando nossos conteúdos e garanta o sucesso do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *