5 Ferramentas de Gestão para oficinas – Parte 2
Ao longo de vários anos a Administração, especialmente como área de estudo, desenvolveu várias ferramentas de gestão que hoje dão suporte à tomada de decisão e organização das maiores empresas do mundo.
A melhor parte dessa história é que você pode usar exatamente essas mesmas estratégias gerenciais. Elas podem te ajudar a evitar retrabalhos, reduzir desperdício, aumentar a produtividade da sua equipe e da oficina, organizar os processos internos e melhorar seu lucro.
É claro, nem toda ferramenta de gestão é útil para todo mundo, por isso entendemos ser importante que você conheça algumas alternativas e tome sua decisão com consciência.
Entenda e saiba quando usar as ferramentas de gestão
A introdução já te deixou empolgado para ler logo sobre essas “ferramentas de gestão” e começar a usá-las em sua oficina? Maravilha! Mas antes, apenas um cuidado: o objetivo deste texto é apresentar para você 5 ferramentas úteis.
Contudo, para colocá-las realmente em prática você precisará se aprofundar um pouco mais, combinado?
1. Instagram Insights
O Instagram Insights é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio aplicativo Instagram para perfis comerciais.
Essa funcionalidade serve para oferecer, como o próprio nome sugere, insights, ou seja, dados e ideias, sobre suas publicações, bem como o comportamento e o perfil dos seus seguidores.
A grosso modo, o Instagram Insights pode te fornecer:
- engajamento dos seus seguidores;
- características da audiência (gênero, localidade, horários de mais presença online etc.);
- alcance das suas publicações.
2. Comunicação S.C.O.T.
A Comunicação S.C.O.T. surgiu como uma alternativa à maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Em vez de respostas evasivas e pouco funcionais, a ideia é criar uma relação duradoura com quem consome seus produtos e serviços.
S.C.O.T. é uma sigla que traz 4 palavras muito importantes na hora de se relacionar com os clientes. São elas:
- Segurança;
- Clareza;
- Objetividade;
- Transparência.
Só de respeitar essas quatro palavras e aplicá-las na hora de se comunicar com seu cliente, você e sua equipe estão promovendo a sinceridade e a empatia. A longo prazo isso implica em uma clientela mais fiel, que indica amigos e conhecidos, gasta mais na oficina (aumento de ticket médio) e se tornam promotores da marca.
3. Matriz GUT
Criada por Benjamin B. Tregoe e Charles H. Kepner, a Matriz de Priorização de GUT é uma ferramenta de gestão excelente para te ajudar a decidir o que deve ser priorizado na hora de resolver problemas.
A análise proposta pela Matriz GUT abarca três aspectos do problema, e com esses aspectos você, ou sua equipe, pode decidir o que deve ser priorizado. Funciona da seguinte maneira:
- G — Gravidade: representa o impacto do problema na sua empresa, podendo ele ser financeiro, operacional, tributário ou de qualquer outra origem;
- U — Urgência: o tempo que o problema precisa ser resolvido;
- T — Tendência: indica se o problema tende a piorar ou não com o tempo.
Cada um desses 3 fatores recebem notas que vão de 1 a 5 para cada problema analisado. Depois, multiplicamos os valores e priorizamos os problemas nos quais o resultado é mais alto.
4. Modelo OBZ
OBZ, ou Orçamento Base Zero, é uma metodologia de Planejamento Orçamentário que utiliza a lógica de iniciar o cálculo em uma base zero, ou seja, desconsiderando custos, despesas, investimentos e receitas dos exercícios anteriores.
O Modelo OBZ é uma resposta ao modelo tradicional de orçamento (conhecido como Base Histórica), no qual as empresas consideram que terão os mesmos custos e metas que nos exercícios anteriores.
Assim, você pode elaborar um Planejamento Orçamentário de acordo com as necessidades da sua oficina hoje.
5. Princípio de Pareto (regra 80/20)
Princípio de Pareto, ou regra 80/20, é uma estratégia de leitura de tendências. Esse princípio nos diz que 80% de algum efeito é causado por 20% de determinadas causas. Ficou confuso, né? Mas, na prática é bastante simples.
A ideia da regra 80/20 é mostrar que a maioria dos resultados são fruto de apenas uma parte de todo o esforço empregado. Alguns exemplos da aplicação desse princípio são:
- 80% do faturamento da oficina é resultado do consumo de 20% dos clientes;
- 80% das vendas da oficina são provenientes de 20% dos produtos e serviços oferecidos.
O Princípio de Pareto não é, bem, uma regra incontestável. Pelo contrário: a proposta correta seria fazer uma análise do seu negócio para entender se esse princípio de 80/20 existe, e o que pode ser feito com ele (marketing, ações de venda, descontos, atração de clientes etc.).
Você precisa usar ferramentas para a gestão da sua oficina
Mudar a maneira como você faz gestão nunca é uma tarefa simples. Implementar alguma dessas ferramentas que listamos exigirá esforço e dedicação da sua parte, e talvez até um bom diálogo com sua equipe — até mesmo porque objeções podem acontecer.
Mas à medida que você e sua equipe utilizarem essas ferramentas e integrarem elas nas rotinas do negócio, pouco a pouco elas se tornarão mais naturais para todos os envolvidos, e sua gestão será muito beneficiada.
Caso você ainda não tenha lido a parte um deste texto, queremos te convidar a fazê-lo. Clique aqui e veja mais 5 ferramentas de gestão incríveis!
Crédito da imagem: jannoon028 / Freepik.
boa tarde, me chamo fernando e a 1 mes iniciei minha oficina mecanica aqui em maringa terra estrangeira para mim, tenho 20 anos de profissão e 8 anos tive sociedade e me desvinculei, gostaria de saber qual caminho tomar sobre como atrair clientes, no periodo da abertura consegui atraves de conversas e boca a boca atrair 12 servicos, agora no inicio deste mes de janeiro ta dificil faser busca e nao sei nem por onde começar gostaria de uma consutoria!
Olá, Fernando! Tudo bem?
Agradecemos muito pelo comentário e, claro! Podemos te ajudar sim!
Fernando, existem várias ações que você pode pensar para atrair novos clientes. A primeira é analisar e conhecer a região onde sua oficina está. Como é o bairro? Tem mais comércio, escolas ou casas por perto? Você pode trabalhar várias diferentes ações a partir dessa compreensão da região e público. Segundo ponto, é muito importante estar nas redes sociais. Sua oficina já tem, por exemplo, um Instagram onde divulga os serviços, o dia a dia, o feedback de clientes, etc? Isso é fundamental! Depois dê uma olhadinha em Instagram de outras oficinas e veja algumas ideias de como se posicionar online.
Você pode encontrar mais dicas no canal do Youtube Gestão Para Oficinas ou no Instagram do @fabiomoraes_gestao. Em ambos os canais ele poderá te ajudar ainda mais!
Tenha um excelente dia!