5 erros na gestão de oficinas mecânicas que você não pode cometer!

Erros na gestão podem significar perder dinheiro! E para que você nunca mais cometa estes erros, é necessário voltar sua atenção para o planejamento. Por mais estranho que possa parecer, as oficinas mecânicas não devem voltar suas atenções apenas para os veículos automotores, mas sim para os erros na gestão de oficinas que precisam ser evitados.

A tecnologia, o marketing, a administração e diversas áreas mudaram completamente nos últimos anos. Não existe nenhuma grande oficina mecânica de sucesso que não tenha esses elementos totalmente sob controle. Portanto, você não pode ficar pra trás.

Porém, sabemos das dificuldades de prestar um bom serviço mecânico e, ao mesmo tempo, cuidar da gestão de uma empresa. Muitas vezes, o dono ou gestor de uma oficina pode tentar qualificar o seu serviço o máximo possível. Mas, com tantas responsabilidades e problemas que surgem no meio do caminho, acabam se esquecendo de coisas básicas, como, por exemplo, o marketing da sua empresa.

Fizemos uma lista com os mais comuns erros na gestão de oficinas que você precisa evitar! Ficando atento a estes 5 erros, a gestão de sua oficina irá melhorar consideravelmente, trazendo mais resultados.

Entenda o conceito de gestão

Primeiramente, vamos falar sobre o que é gestão! Esse conceito não era tão comum nas antigas oficinas mecânicas, mas hoje é indispensável. Gerir é administrar, cuidar da qualidade, da criatividade, racionalização de processos, eliminar desperdícios e etc. Cabe ao gestor ter todos esses aspectos sob controle.

Descubra o poder da gestão na oficina clicando aqui!

Pela própria definição do conceito, já fica claro que a má gestão pode gerar grandes prejuízos para a oficina. Além de prejuízos, uma má gestão também gera desconforto com o espaço de trabalho, insatisfação de seus colaboradores e baixo desenvolvimento.

Portanto, é extremamente importante que você fique atento a todas as dicas que estão por vir. Confira:

Quais são os piores erros na gestão de oficinas mecânicas?

1.   Juntar contas empresariais e pessoais

Nenhum gestor de qualquer setor deve cometer esse erro. Juntar contas empresariais e pessoais faz com que você perca completamente o controle sobre as despesas de sua empresas e os lucros. Fazendo isso, como você vai saber se a “saúde” financeira da sua empresa vai bem?

Portanto, mantenha tudo muito bem separado e organizado! Com isso, você saberá o quanto sua empresa pode gastar, se ela está em um caminho certo, se os investimentos estão valendo a pena e etc.

2) Não investir em marketing

A cada dia que passa, o marketing se mostra mais valioso para qualquer empresa. Se você não fizer questão de ser visto, de não divulgar o serviço que tem para oferecer e seus diferenciais, nenhum cliente novo irá aparecer em sua porta.

Outro ponto decisivo é inovar seu marketing. As antigas estratégias tem se mostrado ultrapassadas e obsoletas quando comparadas com o poder de divulgação das redes sociais. Instagram, Facebook e Youtube são algumas das melhores opções de divulgação de produtos. Não se esqueça: quanto melhor é o seu marketing, maiores serão seus lucros!

3) Não ouvir seus clientes

Justamente pelas mudanças tecnológicas e pelas redes sociais, o consumidor moderno busca um atendimento personalizado e qualificado. Para que você possa dar a ele o que ele procura, é indispensável ouvir seus pedidos, reclamações e desejos.

Portanto, não ouvir seus clientes pode ser um erro gravíssimo na gestão! Foque em atendimentos personalizados e no diálogo. Outro fator decisivo pode ser proporcionar ao seu consumidor um ambiente propício para isso, fornecendo água, café e um ambiente tranquilo e limpo.

4) Não escolher bem seus fornecedores

Toda oficina mecânica depende dos fornecedores para diversos tipos de ferramentas e equipamentos. Portanto, é indispensável que você tenha atenção aos fornecedores que escolher. Observe, por exemplo, os valores de seus produtos, os prazos de entrega, trocas e etc. e, principalmente, entre em contato com os outros clientes para ter uma boa ideia do serviço que determinado fornecedor tem a oferecer.

Sem dúvidas, escolhendo bons fornecedores, você terá menos dores de cabeça e problemas. Ter este cuidado facilita muito a gestão de todos os setores de sua oficina mecânica.

5) Não investir em infraestrutura

Qualquer dono ou gestor de oficina mecânica hoje em dia sabe que a concorrência está cada vez maior! Portanto, muitas vezes você se vê obrigado a adquirir equipamentos, ferramentas e itens essenciais para a prestação de determinados serviços. Por mais que esses itens sejam essenciais, é importante que você também invista na própria infraestrutura de sua oficina.

Esse tipo de investimento permite que você comporte os avanços tecnológicos e mantenha um ambiente agradável e confortável. Além disso, investimentos deste porte gerarão maior credibilidade para os clientes, pois darão a sensação de um bom serviço prestado naquele estabelecimento.

Portanto, mantenha sua oficina mecânica com equipamentos e todos os espaços bem cuidados e estruturados.

Reaprender é um processo essencial para melhorar sua gestão. Mas como fazer isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *