5 coisas que você precisa saber antes de reformar sua oficina - Ultracar – Sistema de gestão completo para oficinas automotivas

5 coisas que você precisa saber antes de reformar sua oficina

Por mais cuidadosos que você e sua equipe sejam, não tem jeito: uma hora precisamos reformar a oficina. Isso é importante tanto para a qualidade de vida dos seus funcionários quanto para atrair mais clientes.

Contudo, esse é um grande investimento que pode bagunçar toda a rotina do seu negócio durante um período, incluindo sua organização financeira. Por isso, antes de começar a reforma da oficina você deveria pensar em algumas coisas.

1. A reforma da oficina precisa de um objetivo claro

O primeiro ponto de atenção é o objetivo da reforma. Não podemos reformar simplesmente por reformar. Todas as decisões que você toma com relação ao seu negócio, incluindo essa, precisam estar dentro de um planejamento e uma estratégia.

O que você pretende conseguir com a reforma? É mais espaço para sua equipe? Instalação de um layout produtivo? Melhorar a percepção dos clientes sobre seu negócio? Trocar totalmente a fachada e deixá-la mais convidativa?

Primeiro, pense no que você espera de resultado dessa reforma. Depois, se questione se a decisão parece correta e se realmente vale a pena continuar.

2. Avalie o custo de reformar a oficina

Antes de colocar o primeiro centavo na sua reforma você precisa saber quanto terá que investir para deixar a oficina do jeito que prefere.

Aqui não existe uma maneira fácil de realizar as coisas. O jeito é fazer um levantamento do custo da mão de obra, medir bem o tamanho do seu galpão e utilizar um aplicativo para ter uma ideia de quanto material precisa ser usado — depois é só fazer o cálculo com o orçamento das lojas de construção.

Um ótimo aplicativo para fazer esse cálculo de material é o ConstruCalc, disponível para Android e iOS.

Além disso, sempre coloque um valor extra no seu orçamento. Sempre surge alguma “surpresinha” quando realizamos uma obra, e pode ser que aconteça enquanto você estiver reformando a oficina.

3. Pense estrategicamente no período da reforma

O resultado de uma reforma pode ser incrível, mas o período de execução normalmente é resumido em: pessoas carregando peso, muita poeira, barulho e vários pontos de bagunça. Ou seja, trabalhar no carro dos seus clientes nesse ambiente pode ser um grande desafio.

Mas para isso também existe solução. Primeiro, pegue sua planilha ou software de controle. Abra os dados dos anos anteriores da oficina e observe o movimento e faturamento por período.

Encontre o mês mais improdutivo da sua oficina, com base nesses dados, e coloque a reforma para acontecer nesse período. Assim você evita a sobrecarga de trabalhos e a perda de clientes.

4. Considere contratar um especialista para a reforma

Nem sempre é possível, e entendemos isso. Mas se você puder, contrate um especialista para te ajudar na sua reforma. Engenheiros e Arquitetos são excelentes profissionais para te ajudar a aproveitar ao máximo o espaço do seu galpão.

Um olhar profissional, por mais que tenha custo, pode te ajudar até mesmo a postergar uma reforma desnecessária ou a deixar sua oficina exatamente da maneira como você gostaria.

Eles podem ajudar com a organização do ambiente, esquema de cores, tipos de materiais (inclusive dando sugestões para redução de custo) e várias outras coisas, sem contar na segurança de que a reforma será bem feita.

5. Além da reforma, aproveite para fazer melhorias na sua oficina

Dependendo do tamanho da sua reforma, que tal aproveitar para fazer “algo a mais” e poupar gastos no futuro?

Se você já pintará as paredes e o piso, por exemplo, e mudar seu layout para caber mais carros, que tal já adquirir um novo elevador? Em certos casos é melhor esperar um pouco e trabalhar com um investimento maior do que realizar duas reformas e pagar mais caro no final.

A mesma lógica pode ser usada para outras áreas da oficina. Desde o escritório de administração até a criação de um ambiente para a recepção de clientes — dependendo, é claro, do perfil dos seus clientes.

Aproveitando a deixa que o tema nos dá, que tal fazer a reforma da sua oficina já pensando na otimização dos trabalhos?

Temos um conteúdo excelente que te ensina o que é e como fazer um layout produtivo. Ficou interessado? Então, clique aqui e aproveite mais essas dicas!

2 comentários em “5 coisas que você precisa saber antes de reformar sua oficina

  • 7 de dezembro de 2021 em 22:17
    Permalink

    Ótima matéria, recomendo uso do aplicativo ConstruCalc, fácil de usar e preciso nos cálculos.

    Resposta
    • 9 de dezembro de 2021 em 08:11
      Permalink

      Bom dia, Marcus! Agradecemos muito pelo comentário e pela dica de app!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.