Quando conseguimos enxergar nossa oficina: gestão positiva

Quando conseguimos enxergar nossa oficina

No texto anterior falamos muito sobre entrarmos na oficina todos os dias, ver tudo o que está na nossa frente mas não conseguirmos enxergar aquilo que precisa da nossa atitude como proprietários. Neste texto penso que juntos podemos passar desta fase e estarmos preparados para, através de nossa atitude, começarmos a fazer as coisas acontecerem.

Mas, afinal de contas, o que significa fazer as coisas acontecerem?

Quando conseguimos enxergar nossa oficina

Isso mesmo! Conseguir enxergar significa que estamos começando a ter atitude. Esta é a principal mudança que fica evidente quando passamos do momento de só “ver” e iniciamos o momento de “enxergar”.

Em um processo inicial de gestão de uma oficina, “enxergar” é essencial para que todo o resto siga o mesmo caminho. De uma forma mais simples estou querendo mostrar para você, que uma oficina começa a ser bem administrada, com um conceito forte de gestão, quando o proprietário da oficina tem atitude e decide criar pequenos procedimentos como o de “decidir” enxergar a sua empresa (com os acertos e com os erros).

Iniciando uma boa gestão

A conta é simples: como vamos trabalhar os indicadores (números) da oficina ou como vamos trabalhar o pátio da oficina (para que o carro fique menos tempo e aumente as passagens) se não mudarmos nossa atitude e continuarmos simplesmente  a “ver”?

A boa administração começa na base e para nós a base de sustentação de uma gestão correta, é o proprietário entender que ele precisa ter atitude para implementar procedimentos diários e iniciar o processo de “enxergar” a sua oficina.

Você pode saber mais sobre isso e muito mais através do nosso curso online e totalmente gratuito. 

Vivo esta situação diariamente nas oficinas e quero dividir com vocês um pouco daquilo que vejo e que escuto dos donos.

Muitos estão cansados e não têm paciência para ter esta atitude que comentei, porém também percebo que a maioria dos proprietários são pessoas que dificilmente teriam outra profissão.

Trabalhar com oficina está no sangue de cada um e já virou uma paixão.

Por isso estes mesmos donos de oficinas chegaram à conclusão que ou administram sua oficina corretamente ou então vão fechar.

Passo a passo simples: observe diferente!

Então se você não quer ver sua oficina com muitas dificuldades por falta de gestão e  não pensa em fechar, o melhor que tem a fazer é entender de forma definitiva que, a partir de amanhã, você precisa dar o pontapé  inicial no jeito de você gerenciar / administrar a oficina.

Não é a semana que vem e nem no próximo mês. É a partir de amanhã! Faça isso como um exercício em sua vida.

  • Todos os dias chegue mais cedo e ande pela sua oficina. Pense e crie pequenos planos de ação que vão corrigir aquilo que você, hoje, começa a enxergar na oficina.
  • Aproveite as reuniões que comentamos em textos anteriores e fale com todos os funcionários. Diga que você mudou e que agora é preciso que todos mudem a sua forma de pensar e de agir em relação à oficina.
  • Demonstre, de forma clara e através de ações, que você mudou e que a partir de agora você  precisa ter a oficina nas mãos. Bem gerenciada, bem administrada e principalmente gerando lucro.
  • Se ainda não automatizou a sua oficina, conte com o nosso sistema Ultracar e aumente a produtividade da sua empresa. Avaliado como um dos melhores programas de gestão para oficinas, atendemos todo o Brasil com um preço que cabe no bolso de pequenas, médias e grandes oficinas. 

Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”.

Um pouco sobre a Ultracar

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades