A nova tendência da administração é a liderança colaborativa. Você já ouviu falar nela? Essa forma de gestão vem com uma proposta bastante interessante: trabalhar em equipe e dar mais autonomia para seus colaboradores.
A ideia é incentivar a colaboração e fazer com que cada pessoa possa ter o controle do trabalho que faz, deixando para você, dono, a tarefa de gerir a equipe e não os processos — em outras palavras, em vez de cuidar de um problema técnico você cuida de quem cuida desse problema.
Qual a diferença entre liderança e uma postura autoritária?
A liderança colaborativa parte de um princípio de mudança de ambiente. Você, como gestor, cria um local propício para que as pessoas deem ideias e micro gerenciem seus próprios trabalhos. E, caso precisem, podem contar com seu auxílio.
Isso difere, por exemplo, de uma postura autoritária, na qual você, por ser o dono, decide como cada coisa precisa ser feita e manda sua equipe obedecer.
As três principais competências do líder que você precisa desenvolver
Um líder cujo objetivo é desenvolver a colaboração da sua equipe e instigar os colaboradores a assumir mais responsabilidade precisa, antes disso, incitar em si mesmo três competências.
Escuta empática
Em primeiro lugar, tenha empatia ao escutar. Seu funcionário tem vitórias e derrotas dentro e fora da oficina. Ele é uma só pessoa e não tem como deixar do lado de fora suas questões pessoais, problemas ou inseguranças.
Escute sua equipe, preste atenção no que estão te dizendo e respeite as particularidades.
Sensibilidade social
Tudo tem um contexto. Cada decisão e forma de agir das pessoas é ligada a um contexto. Você precisa entender isso e compreender essa relação. Esse é o caminho para promover a mudança. Quando sabemos o que causa o erro é mais fácil de mudar a situação.
Pensamento visual
Tire o pensamento da cabeça! Um líder precisa saber colocar suas ideias no papel (e existem milhares de recursos para isso, como Canvas, mapas mentais, gráficos, infográficos, organogramas etc.). O visual é mais facilmente entendido por você e pelas pessoas à sua volta.
Tenha uma linguagem corporal afetuosa
A mudança não pode ser apenas em palavras. Quer colaboração? Se mostre aberto para acolher sua equipe. Coloque um sorriso sincero no rosto e uma expressão de “estou aqui para ajudar vocês”.
Promova a interação, instigue o hábito colaborativo diariamente. Sua postura é o que ditará a postura da sua equipe.
Como preparar uma reunião de colaboração?
Como falamos, o principal ponto da liderança colaborativa está na mudança do ambiente de trabalho. Isso começa a ser feito pelas reuniões.
No lugar de dar ordens, prepare uma reunião da seguinte maneira:
- selecione os tópicos que precisam se tratados;
- veja o que cada pessoa da equipe pode assumir de responsabilidade;
- pense em alguns indicadores de desempenho que podem ser usados para fazer o acompanhamento daquele projeto ou processo (assim você tem mais controle, mesmo sem ficar “em cima” do seu colaborador).
Feito isso, chame a pessoa, repasse o trabalho, escute as sugestões que ele propor, reorganize suas ideias e propostas, e dê autonomia para o funcionário prosseguir.
Resistência no hábito de colaborar: o que pode ser?
Mesmo seguindo o que falamos até aqui, você ainda encontrará resistência das pessoas. Nem todo mundo gosta de mudança. Existem três perfis, especialmente, que podem dar um pouco mais de trabalho. São eles:
- avarento: aquelas pessoas que acreditam que não devem compartilhar seu conhecimento porque estariam perdendo algo;
- saudosistas: são os colaboradores que pensam que “as coisas eram melhores antes” e têm medo de não terem sucesso com esse novo ambiente de trabalho;
- oráculos: não acham necessário colaborar porque sentem que já tem a resposta certa e não precisam de ninguém.
A liderança colaborativa só traz vantagens!
Com a liderança colaborativa sua oficina só tem a ganhar. O processo de gestão de pessoas fica mais profissional — essa é uma tecla que batemos constantemente aqui no blog —, sua equipe ganha autonomia e você ganha tempo, tempo para cuidar da rotina administrativa, do marketing e do crescimento do seu negócio.
Quer mais conteúdos sobre esse assunto? Leia nosso artigo sobre boa liderança na oficina: aprenda a ser um líder para sua equipe.