A DRE é muito importante para a saúde financeira da sua oficina! Leia este conteúdo e saiba do que se trata este documento, como emiti-lo e qual a sua importância.
Como está a situação financeira da sua oficina? Quais são as principais diferenças entre o ano anterior e o ano vigente? O que fazer para melhorar o faturamento? Quais informações utilizar como base para fazer um bom planejamento?
Pois é, todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas com o apoio e emissão da DRE. Confira tudo sobre o assunto!
O que é DRE para oficinas?
A DRE ou Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contábil que mostra se a oficina automotiva está gerando lucro ou prejuízo dentro de um determinado período de tempo sendo anual o mais comum, ainda que as empresas possam fazer em espaços menores, como mensal ou trimestral.
Como uma forma de medir o faturamento da oficina e os custos, a DRE deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC, Conselho Regional de Contabilidade, e é um documento obrigatório para todas as empresas, com exceção do MEI.
O dono de oficina que é um microempreendedor individual também pode emitir o documento, mas com a finalidade de checar seus rendimentos, e não como uma obrigação fiscal.
Como emitir Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE?
Para emitir a DRE, é necessário que sua oficina já tenha a estrutura com as características que serão seguidas para a geração do documento. Conforme determinado pela Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua modificação pela Lei 11.638/2007), a demonstração do resultado do exercício discriminará:
- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
- o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
- o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Conte sempre com o seu contador para auxiliar na DRE. Além disso, uma forma bem prática e rápida de emitir a DRE para oficinas é utilizar o sistema de gestão Ultracar, que faz o cruzamento automatizado de dados e gera relatórios personalizados.
Para que serve e qual a importância da DRE na oficina automotiva?
Na prática, a DRE é um apoio para a sua administração e ajuda a oficina a crescer. Isso porque o relatório traz dados como:
- receitas;
- despesas;
- lucro;
- descontos de taxas e impostos.
Outro ponto importante de ser mencionado, é que a Demonstração do Resultado do Exercício mostra como está a saúde financeira do seu negócio, o que pode servir como base para as suas tomadas de decisão no futuro.
Além disso, a DRE é um documento importante para agentes externos à empresa, pois o governo utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, e faz o confronto do lucro declarado na DRE com os lucros declarados pelos sócios no Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF.
No fim, a DRE para oficinas não só é um protocolo para cumprir as obrigações fiscais da oficina, mas também é um documento fundamental para o sucesso do negócio.
Conheça o sistema de gestão fiscal Ultracar, controle as finanças e emita os documentos da sua oficina com praticidade e segurança!