As dificuldades dos donos de oficina pode passar por várias questões de estruturação do negócio, além do óbvio relacionado aos desafios de ser empresário no Brasil. Esse conjunto de fatores impede, muitas vezes, a oficina de prosperar. Neste texto você irá descobrir como melhorar e profissionalizar ainda mais sua oficina!
O mercado automotivo é um setor que faz parte do nosso dia a dia, mantendo nossos veículos funcionando de forma segura e eficiente. No entanto, por trás das oficinas mecânicas, encontramos uma realidade muitas vezes desconhecida: as dificuldades enfrentadas pelos donos de oficinas.
Neste texto, exploraremos as lutas comuns enfrentadas por esses empresários, assim como estratégias para profissionalizar suas operações.
Ser dono de oficina não é fácil: um pouco do cenário atual
Em sua maioria, as oficinas mecânicas são negócios familiares, passados de geração em geração. O que por si só já é um questão, pois muitas vezes pode acabar não sendo visto como um negócio que precisa de equilíbrio financeiro, faturamento e afins, mas como uma “extensão de casa”.
Embora sejam fundamentais para a manutenção de veículos especialmente em bairros, esses estabelecimentos frequentemente não são gerenciados da forma correta, com atenção aos indicadores, cálculos necessários para a construção de preços, lucro, pagamento de despesas, outros. Do outro lado da moeda, grandes franquias automotivas ganham cada vez mais espaço, atraindo a clientela das oficinas menores e dominando o segmento.
Principais dificuldades dos donos de oficina
Dentre as principais dificuldades dos donos de oficina, podemos citar logo de primeira a gestão para pequenas empresas: por onde começar? O que fazer? Mas o buraco é muito mais embaixo!
Confira.
1 – Concorrência das grandes franquias
A crescente presença das grandes redes de oficinas torna difícil competir em termos de publicidade e preços.
2 – Tecnologia em constante evolução
A rápida evolução tecnológica exige investimentos em equipamentos e treinamento, o que pode ser oneroso para as oficinas menores.
3 – Falta de profissionalização
Muitas oficinas carecem de processos bem definidos e gestão eficiente, o que afeta a qualidade dos serviços e qualificação de mão de obra.
4 – Acesso a capital limitado
O acesso ao capital é uma batalha diária, e isso trava, muitas vezes, até a operação. Então o caminho é pensar em como melhorar a gestão da oficina.
Dificuldades em gerenciar sua oficina? 4 dicas para profissionalizá-la
Para profissionalizar sua oficina, algumas medidas essenciais são:
1 – Buscar apoio de sindicatos e associações
Filiar-se a sindicatos ou associações locais da indústria automotiva pode fornecer:
- orientação;
- recursos;
- networking.
2 – Estudar as tendências do mercado
Ficar atualizado sobre as tendências do mercado, como carros elétricos e tecnologia de diagnóstico, ajuda a tomar decisões informadas e oferecer uma melhor experiência aos clientes.
3 – Participar de feiras e eventos
Comparecer a feiras do setor é uma ótima maneira de fazer contatos, conhecer fornecedores e aprender com especialistas.
4 – Acompanhar conteúdo online
A internet está repleta de recursos gratuitos, como vídeos e blogs, que podem ajudar na formação e na obtenção de insights sobre a gestão de oficinas.
Inclusive, a Ultracar está aqui para te ajudar! Acesse nossos conteúdos exclusivos para se manter informado e conheça as nossas soluções para pequenas, médias e grandes oficinas. Teste grátis e saiba mais.