O cliente quer levar a peça na oficina. Você deve aceitar ou não? Saiba como agir diante dessa situação e conheça quais são as medidas cabíveis que você deve adotar!
Esta é uma situação muito comum. O cliente encosta o carro na oficina, solicita o diagnóstico, o mecânico realiza o procedimento e passa o orçamento sobre o conserto.
Até aqui tudo bem, o trabalho está fluindo. Acontece que após ver a relação de peças para o reparo, o cliente pergunta se pode trazer as dele e pagar apenas pela mão de obra.
Você com certeza já passou por isso, mas a grande questão aqui é: como agir nesse caso? É certo ou errado atender à solicitação do cliente? Descubra agora!
O cliente quer levar a peça na oficina: é certo ou errado aceitar?
Antes de tudo é importante dizer que cada negócio tem a sua própria regra. Ou seja, se o cliente quer levar a peça na oficina para o conserto do seu carro, cabe a cada negócio ter uma política específica em relação a isso.
Ou seja, não há problema algum em aceitar ou recusar o serviço, contanto que o cliente seja comunicado de forma transparente.
O ponto crítico aqui é que a venda da peça também é incluída no serviço e consequentemente na precificação da oficina e tirá-la do orçamento pode causar impacto negativo no faturamento.
Então, independente da sua escolha, tenha um planejamento financeiro muito bem estruturado para que o equilíbrio financeiro da oficina não seja afetado.
O cliente levou as peças para a oficina: quais cuidados legais adotar?
Bom, você já conferiu que aceitar ou não que o cliente leve as peças para a oficina é uma política que depende de cada oficina.
Mas, aprofundando um pouco mais no assunto, confira quais são os cuidados legais que você deve ter ao aceitar o serviço com as peças do cliente.
Documento de formalização
Se o cliente quer levar a peça na oficina e você aceita realizar o serviço, o ideal é que você elabore um documento e solicite a assinatura do cliente a fim de formalizar que ele estará ciente sobre os seguintes pontos:
- a durabilidade e procedência da peça é de total responsabilidade do cliente;
- a oficina irá se responsabilizar apenas pela qualidade do serviço;
- a oficina informou sobre a peça e como ela deve ser utilizada;
- a oficina não garante qualquer garantia sobre a peça, apenas pelo serviço.
É válido dizer que, independente de aceitar o serviço ou não, a oficina tem o dever de orientar o cliente sobre o seu desejo. Isto é, em caso de recusa, deixar claro o porquê não será possível realizar o reparo automotivo.
Já em caso de admitir o serviço com a peça do cliente, é importante seguir o procedimento listado acima a fim de ter respaldo jurídico.
Falando nisso, para facilitar o seu trabalho, baixe gratuitamente o nosso modelo de declaração para peças fornecidas pelo cliente!